Pernambuco
Alepe beneficia mulheres com serviços gratuitos de saúde, cidadania e autocuidado
Ação é voltada exclusivamente para o público feminino em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Agendamento começa nesta segunda-feira (09/02)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco vai disponibilizar uma diversidade de serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania e autocuidado. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março. Os agendamentos para o ‘Programa Alepe Mulher’ começam nesta segunda-feira (09/02) e vão até o dia 02 de março.
Os agendamentos para consultas e exames deverão ser realizados através da central telefônica da Alepe: (81) 3183.2424, (81) 3183.2026 e (81) 9 9570.0067. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 13h, na sexta-feira. Os agendamentos serão suspensos nos dias em que não houver expediente administrativo na Alepe em função do período carnavalesco. Cada usuário pode agendar até dois atendimentos (consultas ou exames). Os atendimentos serão por ordem de chegada.
Só para mulheres
Os atendimentos do Alepe Mulher acontecerão de 02 a 05 de março. O programa será realizado na Rua da União, centro do Recife. Serão oferecidos cerca de 5 mil atendimentos, entre consultas e exames voltados exclusivamente para a população feminina. Haverá também serviços por demanda livre, ou seja, sem necessidade de agendamentos no programa.
A ação na Alepe será realizada em parceria com outras instituições do Estado. Parte dos atendimentos exige agendamento prévio, que será realizado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe.
Consultas e exames
Entre os serviços que dependem de agendamentos estão consultas com especialistas em ginecologia, mastologista, cardiologia (com direito a eletrocardiograma), clínica médica, endocrinologia, dermatologia, otorrino, vascular, consulta de oftalmologia (oferecido pela Fundação Altino Ventura para interessados a partir de 12 anos) e triagem de catarata (a partir de 55 anos), otorrino, vascular, nutricionista, além de odontologia.
Demanda livre
Durante a ação, será instalado o ‘ambulatório do pé diabético’, um espaço voltado para atendimento e orientação aos diabéticos que foi criado por considerar que as feridas nesta região são as principais causas de amputação decorrente da doença.
Na área de cidadania, diversos órgãos e instituições estarão presentes para atender a população. O posto de atendimento instalado na Assembleia oferecerá emissão de carteiras de identidade com isenção de taxas para a primeira via e para pessoas com mais de 60 anos.
A Defensoria Pública oferecerá orientação jurídica, emitirá ofícios para habilitação de casamento e proporá ações judiciais de menor complexidade, como pedidos de alimentos, divórcios e investigações de paternidade.
O Procon fará orientações sobre direitos do consumidor. Já o Detran-PE estará disponível para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão do CRLV 2026 e consultas de pontuação.
A Compesa oferecerá suporte para negociação de dívidas, solicitação de novas ligações e emissão de segunda via de contas. Para os empreendedores, o Banco do Nordeste e o Sebrae darão orientações sobre regularização de microempresas, obtenção de microcrédito e gestão de negócios.
Já o Nemas Way, empresa de cuidados com a pele, oferecerá serviços gratuitos de limpeza de pele. O Conselho Regional de Odontologia (CR)) trará um escovódromo para ensinar sobre escovação e fornecer orientação sobre saúde bucal.




