Prefeitura do Ipojuca doa terreno e atrai investimentos de R$ 400 milhões para instalação de hub tecnológico do Senai
Por meio de uma articulação do deputado estadual Romero Sales Filho (UB), a Prefeitura do Ipojuca oficializou, em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (19), a doação ao Senai do terreno onde atualmente funciona uma unidade de ensino do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. A solenidade contou com a participação da prefeita Célia Sales (PP), e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Bruno Veloso.
Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Romero detalhou que, entre outras medidas, a iniciativa visa assegurar a expansão do portfólio de cursos oferecidos pela instituição em áreas como as de transição energética, inteligência geoespacial, automação e robótica, com foco em atender às demandas das chamadas “Indústrias 4.0”. Disse ainda que a parceria coloca Ipojuca na vanguarda em relação à preparação de profissionais para trabalhar com novas demandas “de um mercado que olha para o futuro, um futuro que passa pela produção do hidrogênio verde e de outras matrizes energéticas sustentáveis”.
“Esse é mais um importante passo que damos para continuar contribuindo com o desenvolvimento do Ipojuca. Toda a construção articulada pelo nosso mandato, com o apoio da prefeita Célia Sales, resultou hoje em um marco que vai potencializar a capacidade de trabalho do povo ipojucano para novas áreas do conhecimento e que apontam para empregos não-sazonais”, disse o parlamentar ao enaltecer o papel dos vereadores da base aliada que contribuíram para o debate e a tramitação do projeto na Câmara Municipal.
Ao ressaltar o atual momento econômico do município, a prefeita Célia Sales atribuiu o cenário de desenvolvimento às parcerias firmadas nos últimos anos com foco na geração de emprego e renda para a população, “um princípio que norteou a nossa gestão desde o primeiro dia”. Disse ainda que a medida vai resultar em um plano de investimento de cerca de R$ 400 milhões no município e no incremento na capacitação de mão de obra local.
“Vivenciamos nos últimos anos um processo de retomada econômica em nossa cidade, por exemplo, com o anúncio das obras do segundo trem da Refinaria Abreu e Lima e do novo terminal de contêineres do Complexo Portuário de Suape, investimentos que agora somam-se a esta iniciativa e atestam o quanto Ipojuca segue sendo a locomotiva do desenvolvimento de Pernambuco. A nossa gestão sempre procurou andar lado a lado e ser parceira nesse trabalho, focada principalmente em garantir a empregabilidade dos ipojucanos, impulsionando ainda mais novas oportunidades de negócios e de fomento tecnológico para a nossa cidade”, declarou Célia.
O presidente da Fiepe, por sua vez, destacou a iniciativa da prefeitura em doar a área como “de fundamental importância tanto para o município quanto para o Senai”, ao observar que, estatutariamente, a instituição só poderia realizar novos aportes e ampliar as instalações e a oferta de serviços da unidade mediante a posse do terreno, “o que se tornou realidade na tarde de hoje”.
“A partir de agora poderemos investir na modernização da escola e colocar à disposição da população novos cursos e treinamentos. Mediante a articulação do deputado estadual Romero Sales Filho e o empenho da prefeita Célia Sales, e por meio dessa assinatura, novas indústrias poderão se instalar na cidade ao passo em que encontrarão no município um Senai ainda mais moderno”, pontuou Bruno.
Foto: Luiz Santos/Divulgação