Pernambuco

Parceria entre Governo do Estado e Fundação Altino Ventura vai promover inclusão profissional de Pessoas com Deficiência

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), lançou, na manhã desta terça-feira, 17, o Programa Trabalho e Renda Acessível. A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, representando a governadora Raquel Lyra, assinou o Termo de Cooperação entre as partes e participou da inauguração do quinto andar do Complexo Hospitalar da FAV durante solenidade na sede da entidade, no Recife.

O programa, que visa atender a usuários da instituição filantrópica, oferecerá qualificação profissional e empreendedora, além dos serviços de intermediação de mão de obra e orientação gerencial em pequenos negócios, para os pacientes atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) da FAV e para os seus familiares/cuidadores. “O Governo do Estado e a Fundação Altino Ventura já tem uma parceria histórica e na gestão da governadora Raquel Lyra vem sendo ampliada com o lançamento do Emprego e Renda Acessível, do nosso programa Qualifica PE, e a inauguração do quinto andar do Complexo Hospitalar da FAV”, disse Priscila.

“Governo do Estado lança um importante passo para a inclusão social de uma população que nós enxergamos que tem uma vulnerabilidade maior, que são as Pessoas com Deficiência e seus cuidadores, com o Emprego e Renda Acessível. A iniciativa ganha mais força com a parceria com a FAV, que já tem um espaço de acolhimento para essas mães atípicas e cuidadoras e que desejam se qualificar ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo”, pontuou a vice-governadora.

Priscila ainda destacou o novo Complexo Hospitalar da FAV. “A inauguração da nova estrutura vai permitir a assistência de mais 400 pessoas por dia, sendo oito mil pessoas por mês, com novos atendimentos na área de oftalmologia, que já está pactuado com a nossa Secretaria de Saúde. A gente amplia a nossa parceria para chegar mais longe nesse atendimento, inclusive, estruturando atendimentos no interior do Estado também através da FAV”, finalizou.

O programa visa oferecer qualificação profissional e empreendedora, além dos serviços de intermediação de mão de obra e orientação gerencial em pequenos negócios, para os pacientes atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) da FAV e para os seus familiares/cuidadores.

“Estamos muito felizes com essa iniciativa tão importante, de olhar para esse público com necessidades especiais e demonstrar que o estado está buscando ativamente dar suporte às pessoas com deficiência e àquelas que se dedicam aos seus cuidados, contribuindo para o exercício da cidadania e para a melhoria da renda dessas famílias. O nosso compromisso é para que enquanto os filhos de vocês estejam na terapia ou no tratamento, vocês possam fazer as qualificações voltadas para o comércio, a indústria e o empreendedorismo. E, para quem quiser empreender, vamos facilitar o micro-crédito via AGE”, afirmou a titular da SEDEPE, Amanda Aires.

Já a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, enfatizou a regionalização dos serviços de saúde do Estado e a importância da Fundação Altino Ventura. “Existe um compromisso do Estado em regionalizar a assistência com a ampliação do contrato de Salgueiro e Serra Talhada (SIC). A assistência tem que estar mais perto ainda da casa das pessoas”.

As necessidades que a iniciativa se propõe a atender foram identificadas por meio de pesquisa de indicadores sociais realizada pela FAV junto a pacientes do CER IV e a seus cuidadores/familiares. “O Programa Emprego e Renda Acessível reflete nosso compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento profissional das pessoas atendidas por nós”, declara a presidente do Conselho Curador da FAV, Dra. Liana Ventura.

PROGRAMA – Entre as atividades previstas, está a oferta de cursos e oficinas em temáticas como gastronomia, beleza, moda e marketing digital, além de palestras sobre empreendedorismo e gestão. Serão prestados, ainda, os serviços da Casa do Trabalhador itinerante, com o cadastramento dos participantes no Sistema Nacional do Emprego (SINE) e possível encaminhamento dos candidatos para processos seletivos, e do Espaço Bora Empreender itinerante, com orientação empresarial e para o Microempreendedor Individual (MEI). O cronograma de execução projeta o atendimento de até 150 pessoas, no período de 12 meses. Para viabilizar a experiência prática no mundo do empreendedorismo, será articulada a participação dos alunos concluintes das palestras em feiras de Economia Popular e Solidária.

FUNCIONAMENTO – As inscrições para a programação de capacitações estarão disponíveis a partir do dia 1° de outubro. Os interessados devem se inscrever presencialmente no setor de Assistência Social da FAV, localizado no térreo do Edifício Inácio Cavalcanti, na Avenida Maurício de Nassau, 2075, Iputinga, Zona Oeste do Recife. O atendimento funcionará das 7h às 17h, de segunda a quinta-feira, e das 7h às 16h nas sextas-feiras. O início das aulas, que serão realizadas em uma sala específica no edifício, está previsto para o dia 7 de outubro.

Fotos: Américo Nunes

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo