Crise na Saúde: Criança morre em Petrolina após dias de espera por leito de UTI

A saúde pública no Sertão de Pernambuco volta a ser alvo de denúncias e indignação popular. Em um vídeo gravado em frente ao Hospital Dom Malan, em Petrolina, um homem identificado como Fabrício, tio da vítima, relatou o falecimento de seu sobrinho, que estava internado em estado grave e aguardava há dias por uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal ou pediátrica.
O caso reacendeu o debate sobre o desabastecimento de leitos de alta complexidade e a precariedade do atendimento na região.
No relato, o familiar expressou o desespero de ter passado dias cobrando providências das autoridades de saúde para garantir a transferência do menino, que não resistiu à espera. “Infelizmente nada foi feito e meu sobrinho acabou de falecer aqui no Hospital Dom Malan. Passamos vários dias atrás de um leito de UTI e ele não resistiu”, desabafou.
Imagens anexadas ao vídeo mostram que a família já vinha tentando mobilizar as redes sociais e os órgãos públicos nos dias anteriores, alertando que a criança estava há quase uma semana internada em estado grave.
O tom do protesto também foi direcionado à falta de atenção política para as demandas estruturais da saúde no município e no estado. O denunciante criticou duramente a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o prefeito de Petrolina, Simão Durando, alegando que os investimentos e a atenção das gestões se voltam excessivamente para eventos festivos da região, como o “São João do Vale”, enquanto os hospitais operam em colapso.
“A saúde de Petrolina está um caos. O negócio de prefeito e governador é festa, e a saúde fica assim, abandonada”, protestou o tio da criança.



