Renato Antunes celebra consenso e prevê ato em dezembro pela Escola de Sargentos em Pernambuco

A visita do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, ao Comando Militar do Nordeste (CMNE), nesta segunda-feira (6), marcou mais um avanço nas tratativas para a instalação da futura Escola de Sargentos do Exército (ESE) em Pernambuco. O encontro, realizado no Quartel-General Forte Guararapes, teve como foco a apresentação do Estudo Inicial de Compensação Ambiental do projeto. Segundo o deputado estadual Renato Antunes (PL), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da ESE, o momento foi de “consenso e maturidade institucional” em torno da iniciativa.
Renato, que representou o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na reunião, afirmou que o debate sobre a ESE atingiu um estágio de entendimento amplo entre todas as partes envolvidas — das Forças Armadas ao Governo do Estado, passando por órgãos ambientais e lideranças da sociedade civil. “Hoje ficou claro que a Escola de Sargentos é uma pauta consolidada em Pernambuco. Há consenso sobre sua importância e, principalmente, sobre a condução responsável do processo ambiental”, destacou.
O parlamentar ressaltou ainda que o diálogo permanente entre o Ministério da Defesa, os governos locais e as instituições de controle tem garantido segurança e transparência à condução do projeto. “A ESE é mais do que uma estrutura militar; é um vetor de desenvolvimento econômico e social. O ministro José Múcio tem liderado esse processo com equilíbrio, diálogo e respeito à legislação ambiental, e Pernambuco tem respondido de forma unida e propositiva”, afirmou.
Renato também adiantou que, em dezembro, está previsto um ato oficial para assinatura de um termo de compromisso institucional envolvendo o Governo Federal, o Governo de Pernambuco e o Exército Brasileiro. Segundo ele, o evento; que deverá contar com a presença do presidente da República e do governador do Estado; simbolizará “um avanço significativo e uma prestação de contas ao povo de Pernambuco”. “Será um momento que marca a consolidação de um entendimento entre todos os entes, mostrando que o diálogo e a cooperação institucional estão garantindo o avanço da Escola de Sargentos”, pontuou o deputado.
O encontro no CMNE contou com a presença do comandante militar do Nordeste, general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, do chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, general Carlos Machado, além de representantes do Judiciário, do Ministério Público, do Governo de Pernambuco e do setor empresarial.
Para Renato Antunes, o consenso em torno da questão ambiental representa uma etapa decisiva na consolidação do projeto. “Superamos impasses técnicos e chegamos a um entendimento institucional sólido. Pernambuco fala a uma só voz: queremos a Escola de Sargentos, com responsabilidade ambiental, geração de oportunidades e fortalecimento do nosso papel estratégico para o país”, concluiu o deputado.