Publicidade Publicidade
Publicidade
Região Metropolitana do Recife

Prefeitura do Recife conquista 1º lugar inédito e leva duas premiações nacionais de inovação pública

A capital pernambucana foi destaque no 29º Concurso de Inovação no Setor Público, realizado durante a Semana de Inovação da Enap 2025, em Brasília, ao garantir o primeiro lugar com o projeto GO MEI – que inspirou o novo programa nacional Contrata +Brasil – e o terceiro lugar com a Plataforma Coreto

A Prefeitura do Recife brilhou na Semana de Inovação da Enap 2025, em Brasília, ao subir ao pódio em duas categorias do concurso promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O GO MEI foi campeão na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual, Distrital e Municipal, enquanto a Plataforma Coreto ficou em terceiro lugar na categoria Inovação em Compras Públicas Sustentáveis. As iniciativas reforçam o protagonismo da cidade em transformação digital, inclusão social e eficiência na gestão pública, consolidando o Recife como referência nacional em inovação governamental.

O GO MEI inovou ao permitir a contratação direta de microempreendedores individuais (MEIs) para pequenos reparos em escolas e unidades de saúde, com pagamento via Pix e processos mais ágeis e econômicos. O sucesso foi tão grande que ultrapassou as fronteiras da cidade e se tornou política pública nacional. A nacionalização da iniciativa, batizada de Contrata+Brasil, foi fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Emprel, com o Ministério da Gestão e da Inovação e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A plataforma, inspirada e desenvolvida a partir do GO MEI e construída pela Emprel, e hoje utilizada por estados e municípios em todo o país, foi apresentada pelo presidente Lula e pelo prefeito João Campos, consolidando Recife como berço de uma política pública que valoriza pequenos empreendedores e democratiza as compras governamentais.

Já a Plataforma Coreto, também fruto da parceria entre a Prefeitura do Recife, Emprel e a ABDI, nasceu com o propósito de colocar a cidade em um novo patamar da transformação digital no Brasil. A proposta é conectar governo, empresas, academia e sociedade civil organizada para transformar desafios públicos e privados em oportunidades de crescimento sustentável. Mais do que um ambiente digital, a Coreto é um verdadeiro ecossistema de inovação aberta: já são 1.080 talentos cadastrados, 200 startups participantes, 88 desafios lançados e 78 organizações integrantes.

A plataforma aproxima demandas e soluções, permitindo, por exemplo, que uma empresa apresente um desafio e uma universidade ou startup proponha a solução. Além disso, a Coreto facilita o acesso a recursos, editais e investimentos, impulsionando o surgimento de novos negócios, atraindo investimentos e retendo talentos no Recife.

“Conquistar não apenas o primeiro lugar, mas também o terceiro lugar em premiações nacionais de inovação é um marco para o Recife. Isso comprova a relevância das nossas políticas públicas e o direcionamento do prefeito João Campos em buscar soluções criativas e transformadoras que impactam diretamente a vida das pessoas. É um reconhecimento que nos orgulha e nos desafia a avançar ainda mais”, afirmou o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha.

“Receber o prêmio da ENAP com o GOMEI e a plataforma Coreto é um reconhecimento ao compromisso da Emprel e da Prefeitura do Recife em usar a tecnologia para apoiar os microempreendedores individuais, startups e o incentivo à inovação aberta na cidade. Essa conquista mostra que inovar no setor público pode gerar impacto real na vida das pessoas, fortalecendo quem empreende e movimenta a economia da nossa cidade”, afirmou Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel.

Além da premiação, a Prefeitura do Recife participou ativamente da programação da Semana de Inovação da Enap, com oficinas, palestras e levando a expertise recifense para os participantes do evento. “Com esta conquista dupla, o Recife reafirma seu protagonismo na agenda nacional de inovação, mostrando que é possível construir uma gestão pública moderna, inclusiva e eficiente, preparada para os desafios do presente e do futuro”, finaliza Rafael Cunha.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo