Publicidade Publicidade
Publicidade
Região Metropolitana do Recife

Mostra Cultural celebra talento e vitalidade da pessoa idosa no Recife

Evento da Prefeitura integra a 17ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa e reuniu mais de mil participantes entre 60 e 98 anos na AABB

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

O prefeito João Campos participou, nesta terça-feira (23), da Mostra Cultural dos Jogos da Pessoa Idosa, realizada na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no bairro das Graças. O encontro fez parte da programação da 17ª edição do evento, que vem movimentando a cidade desde o último dia 13, reunindo mais de mil pessoas idosas, com idades entre 60 e 98 anos, em atividades que unem esporte, arte e integração social.

“Essa é uma iniciativa muito bonita da Prefeitura, porque é importante fazer atividade física e cultural. Recife é uma cidade amiga das pessoas idosas e a prova disso é essa edição, que foi um sucesso. Vamos seguir fazendo esse projeto todos os anos, assim como vamos pensar também em outras atividades legais para realizar, mobilizando os Compaz e outros equipamentos estruturais para poder ter essa ativação super legal”, garantiu João. “E, acima de tudo, fazer o que a gente gosta, que é trabalhar pela cidade, cuidar das pessoas idosas, fazer exercício e se divertir, porque coisa boa na vida é a gente ser feliz e fazer as coisas que gosta”, afirmou o gestor.

Com o tema “A arte em movimento: um palco de infinitas histórias”, a edição deste ano destaca a importância da atividade física e da expressão artística como ferramentas para promover saúde, bem-estar e envelhecimento ativo. Na mostra, os participantes apresentaram performances de dança, música, teatro, poesia e outras expressões culturais, evidenciando talento, vitalidade e protagonismo.

O secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda, acompanhou a programação ao lado do prefeito, reforçando a presença da rede ComPaz nos jogos. “Essa iniciativa é muito mais do que uma competição. É um espaço de encontro, de afeto e de reconhecimento da importância da pessoa idosa na construção da nossa cidade. O envolvimento das comunidades do Compaz mostra como o esporte pode ser transformador na integração social”, destacou.

As consequências disso já podem ser vistas nos rostos dos participantes. Dona Márcia de Oliveira, do Compaz Paulo Freire, falou da importância que tem os jogos para os competidores: “Eu sou muito grata por estarmos aqui, pois idoso não tem nada de ficar em casa. É aproveitar a vida e ter uma vida ativa. É o que eu acho. E a Prefeitura está de parabéns por isso”, agradeceu ela, que tem 62 anos. Seu grupo de amigas realizou uma apresentação inspirada no filme “Uma linda mulher” durante a Mostra Cultural.

Quem também marcou presença e garantiu o lugar nos holofotes foi a dupla de mãe e filha, dona Biuzinha e Prazeres, de 98 e 60 anos, respectivamente. De um lado, uma que já integra os Jogos da Pessoa Idosa há mais de uma década e carrega o título de mais idosa participante da edição de 2025; do outro, a que está no seu primeiro ano de participação. O objetivo de ambas, no entanto, é o mesmo: dançar e se divertir muito. “Ela [Biuzinha] sempre gostou muito de ginástica e de dançar. Antes, por conta da idade, eu não podia ir junto, mas assim que completei 60, já vim participar”, explicou Prazeres. As duas fazem parte de um grupo chamado “Sereias Teimosas”, da região de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, onde – graças à professora de educação física do grupo – ficaram cientes dos jogos.

As apresentações artísticas acontecem ao longo do dia, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede da AABB. O encerramento da 17ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa está marcado para a próxima sexta-feira (26), também no clube, com cerimônia de premiação, homenagens e atração musical especial.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo