Região Metropolitana do Recife
A convite da UNICEF e do Governo do México, Marco Aurélio Filho apresenta políticas públicas exitosas do Recife para a infância
É a primeira vez que a experiência do protocolo de proteção às crianças nos grandes eventos é apresentada internacionalmente como referência nas políticas públicas para a infância

O Secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, representou a Prefeitura do Recife e o Brasil na Reunião Regional dos Países Pioneiros Sobre o Fim da Violência Contra Crianças (VAC) nas Américas, realizada na Cidade do México, ao lado da Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Pilar Lacerda.
O evento, organizado pela ONU, UNICEF e Governo do México, reuniu autoridades de nove países para discutir estratégias de combate à violência infantil e promoção dos direitos da infância.
Durante a participação no painel “Mobilizando cidades para a proteção de crianças e adolescentes”, Marco Aurélio Filho destacou as iniciativas pioneiras do Recife na garantia de direitos de crianças e adolescentes, com ênfase no protocolo de proteção de crianças em grandes eventos públicos. A ação é considerada referência no Brasil pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e visa prevenir desaparecimentos e garantir segurança, integrando políticas públicas com o setor privado e a sociedade civil. Somente no Ciclo Junino deste ano foram mais de 23 mil crianças identificadas.
“Pela primeira vez, o Recife tem uma Secretaria dedicada aos Direitos Humanos e Juventude, colocando a proteção infantil no centro da gestão municipal, que mostra o compromisso do Prefeito João Campos com a pauta. Nossas ações do protocolo de proteção às crianças nos grandes eventos, como a identificação das crianças, distribuição de abafadores de ruídos para famílias atípicas e a Central de Direitos Humanos com equipe multiprofissional, são exemplos concretos de como políticas integradas podem salvar vidas e inspirar outras cidades. Recife, sem dúvidas, está preparada como a capital do acolhimento e da inclusão”, afirmou o secretário.
A participação do Recife no evento reforçou o compromisso da cidade com a Agenda 2030 da ONU, além de promover o intercâmbio de experiências com outras cidades latino-americanas, como Buenos Aires. A iniciativa foi elogiada pelos organizadores como um modelo de governança colaborativa e inovação social. Também foi destaque no evento a importância do setor privado nas discussões. A experiência do Recife foi reconhecida como um exemplo de sucesso.
“No mês que o ECA completa 35 anos, lançamos junto com a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) e com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, um Guia de Atendimento e Encaminhamento de Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade. É um protocolo orientando como os profissionais devem agir em qualquer situação de risco envolvendo crianças. É uma parceria pioneira que vamos replicar em outros setores”, acrescenta Marco Aurélio Filho.
Aliança Global – A Aliança reúne 44 países comprometidos com a erradicação da violência contra crianças até 2030. O Recife, como parte do Brasil (país pioneiro), demonstra liderança regional ao alinhar ações locais a metas globais.