PSB realiza novas reuniões sobre a proposta de concessão da Compesa
Dirigentes partidários e parlamentares vão se reunir com prefeitos, vereadores e outros nomes municipais para discutir o tema
![](https://conexaope.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_0930-780x470.jpeg)
Depois da reunião de trabalho realizada em Gravatá para discutir a proposta de concessão de parte dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que contou com a presença de prefeitos, vereadores e representantes do PSB de 20 municípios pernambucanos, o partido realiza mais duas novas reuniões sobre o tema. Um dos encontros acontece nesta quinta (6), às 17h, na Câmara de Vereadores de Garanhuns, com gestores do Agreste Meridional. Já a outra discussão será na sexta (7), às 9h, na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, com representantes do Sertão.
O deputado estadual Waldemar Borges, que vem encampando essa pauta na Assembleia Legislativa (Alepe), ressalta que o PSB tem uma luta histórica por avanços no abastecimento de água e é importante que gestores do partido estejam por dentro da concessão para entender os impactos na vida da população. O parlamentar ressalta ainda que a reunião não tem cunho eleitoral. “Foram feitos investimentos importantes nas gestões dos ex-governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara, como o avanço de 80% da Adutora do Agreste. É importante ter clareza sobre vários pontos do edital, como a divisão dos recursos para o município, que está na ponta. É a política com P maiúsculo que prioriza o povo, não questões eleitorais”, afirma.
Já o deputado federal Pedro Campos, que também é servidor da Compesa, avalia que o Governo do Estado conduz o processo de maneira equivocada, deixando à margem pontos essenciais ao interesse do povo. “O processo de concessão da distribuição da água deveria ter como foco prioritário a redução do racionamento de água, principal queixa da população. Enquanto tem gente esperando o caminhão-pipa para encher a cisterna, carregando lata d’água na cabeça nas zonas rurais do nosso estado ou esperando a água chegar nas periferias do Recife e de Olinda, o prazo desta consulta pública está encerrando sem que houvesse a devida discussão. Essas pessoas infelizmente não têm tempo para discutir esse assunto. Por isso, a gente tem a responsabilidade de falar por essas pessoas, de cobrar e de garantir que esse processo seja bom não para o Governo do Estado, mas para o cidadão. Esse é o nosso compromisso e a luta do PSB”, declara Pedro.
O deputado estadual e presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, também estará presente nas reuniões e avalia que tem faltado diálogo da gestão estadual sobre a pauta. “Essa não é uma discussão partidária. Não é uma discussão contra quem é a situação ou de quem é a oposição à governadora do estado. É uma discussão de um patrimônio de Pernambuco, que é a Compesa, que foi construído há muitos anos e que está no foco de nossas preocupações sobre o futuro”, avalia.
SERVIÇO
Reuniões de trabalho do PSB sobre a concessão parcial da Compesa
Data: 6 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Câmara Municipal de Garanhuns – Rua Joaquim Távora, 305, Heliópolis, Garanhuns-PE
Data: 7 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira – Rua. Dr. Roberto Nogueira Lima, 236, Afogados da Ingazeira-PE
foto: Wesley D’almeida/arquivo