Secretaria de Defesa Civil de Camaragibe identifica primeiras encostas em risco e inicia instalação de lonas preventivas
A Prefeitura de Camaragibe, através da Secretaria de Defesa Civil, iniciou as ações de contenção em áreas de risco na cidade após os primeiros registros de chuvas, na madrugada desta segunda-feira (13). Um trecho localizado em uma rua do Loteamento São Pedro, cuja barreira próxima a residências cedeu parcialmente, foi um dos primeiros a receber a instalação de lonas preventivas.
“Hoje mesmo tivemos uma reunião de planejamento e monitoramento de ações de prevenção nas áreas de risco do município. Embora as precipitações da madrugada de hoje estejam dentro da normalidade, identificamos alguns pontos iniciais, através da Secretaria de Defesa Social, e já começamos a instalação de lonas nos trechos mais críticos. Vamos proteger a população com ações concretas”, declarou Diego Cabral.
Segundo a pasta, o chamado para as equipes de prontidão foi aberto no fim da manhã de hoje. Ao chegarem no local, os funcionários da secretaria constataram o deslizamento, que derrubou um telhado da área de serviço nos fundos de uma residência, mas que não atingiu nenhuma estrutura e nem comprometeu o entorno da edificação. A secretaria também informou que ninguém ficou ferido com a queda da barreira.
A ação de contenção foi feita após uma reunião realizada na manhã de hoje, no gabinete do prefeito Diego Cabral com a presença do secretário de Defesa Civil, coronel Luciano Fonseca, e de técnicos da pasta, para avaliar as precipitações da madrugada e iniciar o planejamento e acompanhamento das ações de monitoramento das áreas de risco em Camaragibe.
“Tão logo recebemos o chamado, enviamos uma equipe técnica para avaliar as condições dos moradores e do local do deslizamento, no Loteamento São Pedro, e iniciar a instalação de lona preventiva. A resposta foi rápida e vamos intensificar ainda mais esse trabalho de mapeamento e prevenção, bem como o acompanhando por ferramentas seguras dessa intensidade pluviométrica inicial”, destacou coronel Luciano Fonseca.
Luciano Fonseca ressaltou, ainda, que as chuvas registradas na madrugada de hoje em Camaragibe variaram entre 10 e 11 milímetros, volume considerado normal para os padrões do período nas estatísticas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que ontem emitiu um alerta meteorológico de chuvas de intensidade moderada a forte no Grande Recife e na Zona da Mata de Pernambuco.
imagem: Carol Bezerra