Prefeitura do Recife propõe nova estrutura administrativa para avançar com mais ações e serviços
Com foco no aumento da eficiência de gestão e na melhora contínua da oferta de serviços à população, a Prefeitura do Recife enviou, neste sábado (21/12), Projeto de Lei à Câmara dos Vereadores, para a reestruturação administrativa do Executivo Municipal. A proposta traz inovações que fortalecem o desenvolvimento de políticas públicas e robustecem a governança de diferentes setores do secretariado. Áreas com relação e influências diretas foram reunidas e outras, que demandavam uma priorização de ações específicas, foram destacadas.
Entre as mudanças sugeridas no PL está a criação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança, que nasce com o objetivo de otimizar a interface entre órgãos e instituições municipais que atuam na organização do cotidiano urbano da cidade. Estarão sob a gestão da nova estrutura o Centro de Operações da Prefeitura do Recife (COP), a Guarda-Municipal do Recife (GMR), a Secretaria Executiva de Controle Urbano e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Pela necessidade de reunir e otimizar processos internos de diversos órgãos do Executivo, a atual estrutura de Administração será elevada à condição de Secretaria e acumulará, além da gestão de pessoas e patrimonial da Prefeitura, o papel de gerir, de maneira compartilhada, as atividades de áreas meio de um conjunto de pastas. A mudança possibilitará mais economicidade, celeridade e eficiência na atuação organizacional da gestão.
Objetivando aprimorar a escuta territorial, a participação popular e a relação com segmentos da sociedade, a Prefeitura do Recife passará
a contar com as Secretarias de Articulação Política e Social e Relações Institucionais, que foram desmembradas da antiga Secretaria de Governo, além da secretaria de Direitos Humanos e Juventude. As novas estruturas irão garantir ainda mais capacidade de resposta e de entregas em conformidade com as demandas apresentadas à gestão municipal.
Outra importante mudança proposta na mensagem à Câmara dos Vereadores do Recife é a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz. A estrutura, que integrava a antiga pasta de Segurança Cidadã, atuará de forma mais robusta na promoção de atividades que visam a inclusão, oferta de serviços no território e promoção de políticas integradas de diversas secretarias. A pasta irá abrigar políticas públicas como a rede Compaz, recentemente premiada pela ONU e adotada como referência pelo Governo Federal para outras cidades brasileiras.
Esse conjunto de mudanças foi planejado e proposto para reforçar ações e atividades que já vêm ajudando o Recife a ser uma cidade com cada vez mais entregas com foco na melhoria da qualidade de vida da população. Com isso, a reestruturação chega para potencializar e qualificar serviços, conferindo maior rapidez e precisão na execução das políticas públicas municipais.
Secretarias
. Secretaria de Educação
. Secretaria de Saúde
. Secretaria de Infraestrutura
. Secretaria de Assistência e Combate à Fome
. Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional
. Secretaria de Turismo e Lazer
. Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz
. Secretaria de Ordem Pública e Segurança
. Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento
. Secretaria de Administração
. Secretaria de Planejamento e Gestão
. Secretaria de Articulação Política e Social
. Secretaria de Relações Institucionais
. Secretaria de Habitação
. Secretaria da Mulher
. Secretaria de Esportes
. Secretaria de Finanças
. Secretaria de Cultura
. Secretaria de Meio Ambiente
. Secretaria Transformação Digital, Ciência e Tecnologia
. Secretaria de Projetos Especiais
. Secretaria de Direitos Humanos e Juventude
. Secretaria de Desenvolvimento Econômico
. Secretaria de Saneamento
Órgãos de apoio e assessoramento:
Procuradoria
Controladoria