Notícia

Prefeitura de Gravatá proporciona palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama ao NAEF

Em alusão ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação e com a contribuição do Núcleo de Apoio aos Estudantes e Famílias (NAEF), realizou uma tarde informativa voltada para a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (30) no auditório da Secretaria de Educação, contou com a participação de cerca de 80 pessoas, incluindo mães, responsáveis pelos alunos e técnicos das Escolas Adalgisa Gonçalves Soares da Silva, Irmã Judith Ferreira Leite, Capitão José Primo, Amenayde Farias do Rego Barros, Serra, CAIC e ODIP.

A palestra foi conduzida pela enfermeira municipal Amanda Gabriela, que destacou temas fundamentais como o autoexame, a prática de exercícios físicos, a importância de uma alimentação equilibrada e a necessidade de consultas médicas regulares. O objetivo foi capacitar os participantes com informações sobre como a detecção precoce pode salvar vidas e incentivar a adoção de hábitos saudáveis que contribuem para a prevenção da doença. O momento também foi marcado com muita música e sorteio de brindes oferecidos pelo comércio gravataense.

Flávia da Silva, estagiária da Escola Amenayde Farias, estava presente na ocasião e enfatizou que: “Muitas pessoas precisam ter conhecimento para que possam ter a devida prevenção e não acarretar futuros problemas. A Prefeitura está de parabéns por promover uma tarde tão importante para todas as mulheres”.

Juliana Pereira, técnica de enfermagem e mãe do aluno, fala da importância desse evento para as mulheres: “Essas palestras, esse tipo de evento é de suma importância por nos trazer conhecimentos, quanto mais informação melhor. As palestras me dão informações de coisas que estão presentes em nosso cotidiano como casos de um amiga, de um familiar em ter o câncer de mama. Então, precisamos nos cuidar porque quanto mais cedo melhor. Adorei essa inciativa”.

Aurea Alcântara, assistente social do NAEF, destacou a importância dessa culminância para executar essa palestra preventiva em alusão ao Outubro Rosa: “Nós enquanto Secretaria de Educação, junto a nossa coordenação NAEF achamos importante essa ação realizada hoje porque nós estamos no núcleo dessas escolas e é um assunto importante tanto para os nossos jovens quanto para os seus responsáveis. Trouxemos essas mães para trazer a temática da importância do autocuidado, então falamos nesse momento com muita alegria com a presença delas e por estarem preocupadas com sua saúde e ter aquele cuidado, porque sabemos que esse cuidado é todo dia. Enfatizamos esse cuidado com momento de lazer, momento de alegria, mas sem deixar de trazer a informação”.

A secretária de Educação, Joselma Melo, comenta sobre essa essa iniciativa: “Hoje estamos promovendo a nível de secretaria de Educação o encontro com a contribuição do NAEF uma tarde informativa em relação a temática desse mês que é o Outubro Rosa, onde as mães vieram buscar informações, conhecimentos, baseados nessa temática e sairão daqui hoje realmente conhecendo o ser mulher e os cuidados que cada uma deve ter. Precisamos cada vez mais adentrar nesse espaço das famílias para que elas possam cada vez mais estar engajadas com nossos estudantes, as mães com seus filhos, para que haja diálogos da importância de se cuidar”.

Foto: Anderson Souza (SECOM)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo