Notícia

OAB-PE entrega medalha Esperança Garcia 2024

Na noite da quarta-feira (31), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), realizou a entrega da Medalha Esperança Garcia 2024 para três personalidades notáveis na luta pela equidade racial e combate ao racismo. Na ocasião, receberam a honraria, Carmem Virgínia, Mariana Melo e Roseli Pankararu.

Também representando a luta contra o racismo, outras 31 mulheres foram homenageadas com votos de aplausos, na cerimônia realizada no auditório da OAB-PE. O evento foi organizado pela OAB-PE, por meio da Comissão de Igualdade Racial (CIR) e da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil (CEVENB), e contou com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), da Abayomi Juristas Negras e da Ciranda das Pretas.

Ao abrir a programação, o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, ressaltou a importância da luta pela equidade racial. “Para mim, acredito, e tenho convicção, de que estamos no caminho correto. A OAB precisa e tem obrigação de contribuir, trazer, e abrir as portas para todos que fazem parte da sociedade, independentemente da condição política, da origem ou da cor da pele. Não à toa, quando iniciamos a gestão, fizemos questão de fazer importantes alterações para estabelecermos que todos os cargos precisavam ter a representatividade negra”, declarou Fernando Ribeiro Lins.

A vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, uma das homenageadas, reforçou a importância de mulheres negras na liderança. “Cabe a nós, representantes de uma instituição, ter como compromisso, hoje e sempre, a igualdade racial. Por um mundo mais justo. Por mulheres negras fazendo justiça. Por mulheres negras fazendo justiça de cargo de liderança”, declarou.

A secretária-geral adjunta da OAB-PE, Manoela Alves, ressaltou a importância de Esperança Garcia como símbolo na luta pela equidade racial. “Obrigada por andarem comigo, tantas companheiras. Esperança Garcia é guia

Presentes, ainda, na cerimônia, as presidentes da CIR e da CEVENB, Débora Vanessa Gonçalves Batista e Chiara Michelle Ramos Moura da Silva, respectivamente; e o ex-presidente da OAB-PE, Jorge Neves. Também prestigiaram a programação, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-PE, Nelson Barbosa; o vice-presidente e o diretor da CAAPE, Max Maciel e Diogo Ramos; e o presidente da Comissão de Direito da Cannabis Medicinal, Sérgio Urt. O evento contou ainda com uma apresentação do mestre de cultura popular Lucas dos Prazeres.

Lista das agraciadas com votos de aplausos:

– Adriana Caribé Bezerra Cavalcanti

– Ana Paula Azevedo

– Ana Rosa Falcão

– Aneide Maria de Santana

– Anne Cristine Silva Cabral

– Antonella Bruna Machado Torres Galindo

– Bianka Cavalcanti de Carvalho

– Carmela Lília Esposito de Alencar Fernandes

– Carmem Cassimiro

– Daniele Freire Rodrigues Pereira

– Danielle Gondim Portela

– Elaine Cristina da Silva

– Espedita Maria dos Santos Souza

– Ingrid Zanella Andrade Campos

– Isabela Lessa de Azevedo Pinto Ribeiro

– Juliane de Lima Barros

– Jussiara de Souza Leal

– Maria Bernadete Lopes da Silva Aymar

– Maria Claudia Tavares Pessoa

– Maria Edna de Andrade

– Maria Elizângela do Nascimento

– Maristela Niz

– Nathalia Silva de Andrade

– Patrícia Maria de Oliveira

– Priscilla de Melo Brennand

– Renata Berenguer de Queiroz

– Regina Célia Barbosa

– Roberta Nunes de Sousa

– Robeyoncé Lima

– Sté Vilela dos Santos Souza

– Vilma Piedade

Tributo – Reconhecida pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), em novembro de 2022, como a primeira advogada brasileira, Esperança Garcia dá nome à homenagem que a OAB-PE faz às mulheres que atuam na luta contra a desigualdades raciais e de gênero, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Mulher negra, mãe, escravizada, Esperança escreveu uma carta em 6 de setembro de 1770, endereçada ao governador da capitania do Piauí. Na correspondência, relatava e acusava as violências sofridas por ela, companheiras e seus filhos, na fazenda de Algodões, em Oeiras, localizada a 300 quilômetros da futura capital, Teresina.

Fotos: Vivian Ramos/OAB-PE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo