Copyright© conexaope.com.br
Notícia

Sítio da Trindade abre São João do Recife com shows e apresentações de palco


A abertura do São João do Recife começou animada e com a presença garantida do público na noite desta quarta-feira (12/06), no Sítio Trindade, em Casa Amarela, no principal polo junino da cidade. A noite de shows e apresentações, que já deu o tom para o primeiro fim de semana de programação, contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos; do secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello; do presidente da Fundação de Cultura do Recife, Marcelo Canuto; além de artistas, convidados e do público em geral. O show do mestre forrozeiro Assisão, um dos homenageados do São João do Recife 2024, foi um dos destaques da noite, que também contou com o 2º dia de apresentações do 38º Concurso de Quadrilhas Adultas e do 20º Concurso de Quadrilhas Infantojuvenis.

“Viemos aqui, hoje, no Sítio da Trindade, dar início às comemorações do nosso ciclo junino, que celebra Santo Antônio, São João e São Pedro, e prestigiar a apresentação do mestre Assisão, que é um dos homenageados do São João 2024. Teremos uma festa que vai ser bonita, que vai ser grande, mas que será marcada pela tradição. A força da nossa cultura está na nossa tradição, na nossa autenticidade e simplicidade. E essa é a maior marca deste ciclo junino do Recife, que será muito bonito e muito tradicional. Este ano, trouxemos o tema Recife Junino – Nossa Raiz, então, que a gente viva o São João da Tradição”, destacou o prefeito do Recife, João Campos.

Até o dia 30 de junho, a cidade do Recife será palco para mais de 1,2 mil apresentações espalhadas por 14 polos. Além de festa no Sítio da Trindade, na avenida Rio Branco e no Pátio de São Pedro, o ciclo junino também acontece em mais 11 polos descentralizados, que irão oferecer atrações da autêntica cultura junina: Lagoa do Araçá, Barro,Totó, Campo Grande, Cordeiro e Graças, que celebrarão São João, nos dias 22 e 23 de junho; além de Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré, Poço da Panela, que irão arrastar pés em devoção a São Pedro, logo em seguida, entre os dias 28 e 29.

“O Recife volta a viver mais um ciclo junino, representando toda a nossa cultura e a nossa tradição, com tantos elementos fortes. Teremos no Recife mais de mil apresentações, com 14 polos. Aqui, o Sítio da Trindade, já é uma referência desse período, que começou com os concursos de quadrilhas, que tem palco, sala de reboco. A Avenida Rio Branco também volta a ser um espaço que é utilizado pela população e pelos turistas; além disso, teremos o pátio de São Pedro, e mais onze polos nos bairros espalhados pela cidade, que é uma característica também das festividades recifenses, que é espalhar a festa pela cidade inteira”, ressaltou o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello. Apenas na primeira semana de festa, entre os dias 12 e 16, serão 80 atrações, entre trios de forró, sanfoneiros, cantores e cantoras, grupos e quadrilhas juninas, que irão espalhar as alegrias, cores e emoções juninas nos polos do Sítio e Rio Branco.

Durante a programação no Sítio Trindade, verdadeiros baluartes da cultura nordestina farão a alegria do arrasta pé de damas e cavalheiros recifenses junho adentro, como Beto Ortis, Bia Marinho, Cascabulho, Dorgival Dantas, Dudu do Acordeon, Fim de Feira, Flávio José, Jorge de Altinho, Josildo Sá, Maciel Melo, Mariana Aydar e Mestrinho, Mestre Galo Preto, Mestre Gennaro, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Petrúcio Amorim, Santanna, Terezinha do Acordeon, dentre tantos outros nomes.

“O São João do Recife se caracteriza, cada vez mais, por seu São João raiz. O São João que tem o forró, que tem a comida de milho e, acima de tudo, que celebra a tradição”, comentou o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Marcelo Canuto.

No bairro do Recife, o dia 13 de junho também ganha o bailado da 19ª Caminhada do Forró, cuja apoteose ocorrerá na Praça do Arsenal. A partir do dia 14, o balancê toma conta também da Rio Branco, onde São João fará, literalmente, morada até  fim do mês com programação e decoração com direito a cidade cenográfica. É no coração do Recife que, no dia 16, o Desfile das Bandeiras toma conta das ruas, entre a Rua da Moeda e o Boulevard da Rio Branco.

No Pátio de São Pedro, terreiro de celebração cultural dos mais antigos da cidade, serão três dias de programação e mais de dez shows, de artistas como Lia de Itamaracá, Banda de Pau e Corda, Erika Natuza e Cláudio Rabeca, O aniversário da Frei Caneca FM ganha programação especial no local no dia 30, domingo, quando sobem ao palco o Cavalo Marinho Boi Pintado, Jader, Forró na Caixa e Mestre Ambrósio.

Confira a programação dos três principais polos em https://bit.ly/RecifeJunino2024.

 
Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo