Campeã de multa: Ilma recebe mais duas e agora soma sete notificações por propaganda antecipada em Carnaíba
Ainda faltam quatro meses para a eleição, mas a disputa eleitoral em Carnaíba, no Sertão do Pajeú, chama atenção pela número alto de multas que a pré-candidata da oposição, Ilma Valério, recebeu por propaganda antecipada. São nada menos que sete multas, quase uma atrás da outra; todas por fazer campanha antes do prazo, infringindo a regra do jogo.
Ilma já deve à Justiça Eleitoral R$ 70 mil só de multas. E esse valor deve aumentar porque a equipe jurídica do PSB, que representa a candidata de Berg Gomes, da situação, vai recorrer do valor da multa pelo fato da empresária ter continuamente implicado no crime eleitoral de propaganda antecipada.
Na última condenação, Ilma Valério responde por peças onde, claramente, pede votos. São falas em vídeos postado no Instagram que escancaram a prática proibida por lei. Em seu despacho, o juíz Bruno Querino Olímpio elenca as falas: “Grupo da vitória”; “Eu e toda minha família somos Ilma Valério”; “A prefeita de todos”; “Sem dúvida alguma, um futuro melhor está chegando para essa cidade”; “Toma uma prévia. Dia seis de Outubro é Ilma Valério prefeita”; “Vamos ter a primeira mulher prefeita de Carnaíba”; “Vamos para a mudança, minha Carnaíba”; “O sentimento é de mudança, a liberdade é nossa.”
“São ações reprovadas pela legislação. Nesse viés, o conjunto probatório apresentado demonstrou extrapolação nítida dos limites legais, configurando propaganda eleitoral extemporânea, devendo submeter-se à sanção prevista no art. 36, § 3o, da Lei n.o 9.504/1997”, afirmou o juíz Bruno Querino Olímpio.