Blog

Projeto cultural ‘Ler Pra Ser’ realiza ações de leitura e doações de livros para moradores de Palmares

A iniciativa é uma realização da produtora cultural, Eliz Galvão, por meio da empresa recifense, Liga Criativa 

A partir desta terça-feira (16) até a próxima sexta-feira (19), a cidade de Palmares, na Zona da Mata Sul, de Pernambuco, será contemplada com várias ações culturais do Projeto Ler Pra Ser. Durante quatro dias, crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos, vão poder participar  e vivenciar várias experiências de incentivo à leitura, a exemplo das oficinas de formação nas áreas de contação de histórias e mediação literária. A iniciativa é uma realização da produtora cultural, Eliz Galvão, por meio da empresa recifense, Liga Criativa.  O projeto conta com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

Uma das importantes novidades que o projeto também está levando para cidade, é a doação de uma biblioteca ambulante. Confeccionada em um caixa de madeira e sob rodinhas, o equipamento cultural vai poder circular por praças, escolas, ruas e casas dos moradores, pontos de cultura, sede de agremiações culturais, entre outros locais, gratuitamente. Toda a gestão e manutenção do acervo será da própria comunidade.

“Esta é a nossa 3ª entrega de biblioteca deste modelo aqui em Pernambuco, realizada através do nosso projeto.  Um trabalho que reúne dezenas de livros de autoras e autores consagrados da nossa literatura brasileira. Há, inclusive, livros premiados a nível nacional, que compõem a biblioteca. Algumas das obras contam com acessibilidade para atender ao público com deficiência. Uma curadoria feita com muito amor e carinho” explica a idealizadora e coordenadora do projeto, Eliz Galvão.

Dentro da agenda do projeto, também está previsto o lançamento da “Revista Inspiração”. A publicação traz várias fotografias, textos e informações de artistas, grupos e instituições culturais, de várias regiões do Estado, que realizam ações de leitura e literatura.  Ao todo, serão distribuídos 300 exemplares impressos. Outra opção é acessar a versão digital da revista no site da Liga Criativaou no instagram.com/ligacriativa.

Os encontros formativos estão sendo ministrados por arte-educadores, Anderson Abreu e Guga Bezerra, contratados pelo próprio projeto, na Escola Municipal Professora Elizabete Oliveira Calado, Centro de Palmares, no horário das 14h às 16h30.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo