Câmara do Recife aprova lei que torna a banda Devotos Patrimônio do Recife
O Projeto foi aprovado por unanimidade nesta terça (26) e seguirá para sanção do Prefeito João Campos, que tem 15 dias úteis para sancionar após o recebimento.
Vereadores e vereadoras do Recife aprovaram nesta terça-feira, 26 de março, o Projeto de Lei Ordinária nº 279/23, de autoria de Cida Pedrosa (PCdoB), que declara a banda Devotos como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. Formada por três componentes: Cannibal (voz e baixo), Neilton Carvalho (guitarra) e Celo Brown (bateria), a banda tem presença firme e consistente no cenário “underground” e autoral do Recife desde o final da década de 1980.
Vinda do Alto José do Pinho, zona norte do Recife, a banda se destacou como uma das principais representantes da cena musical pernambucana na década de 90 e continua a se reinventar com uma expressão musical plural, ancorada no punk rock. Um verdadeiro exemplo para as dezenas de manifestações artístico-culturais que existiam e passaram a existir após o surgimento da banda.
Ao longo de sua trajetória, a Devotos conquistou reconhecimento nacional e internacional, realizando inúmeros shows no Brasil e no exterior.no total, a banda já lançou oito álbuns de estúdio, criando uma rica discografia, com músicas que abordam questões sociais e políticas relevantes em suas letras. Seus álbuns, como “Agora tá Valendo” (1997), “Devotos” (2000), “Hora da Batalha” (2003) e outros, são testemunhos de sua dedicação à música e ao ativismo social.
Para Cida Pedrosa, autora da proposta, “declarar a banda Devotos Patrimônio Cultural Imaterial do Recife é uma forma de reconhecer seu impacto cultural e social, além de preservar e valorizar uma parte significativa da identidade musical da cidade, algo que nós temos feito diuturnamente com o nosso mandato. Enaltecendo trajetórias e fortalecendo lutas para que nossa multiculturalidade continue pujante e forte”, comentou.
A Banda não apenas contribuiu para a cena musical do Recife, mas também trouxe à tona questões importantes que afetam a vida nas comunidades periféricas, promovendo a reflexão e a conscientização. Preservar o legado da Devotos, assegurando que suas contribuições culturais continuem a enriquecer a vida da cidade do Recife e a inspirar gerações futuras. O legado da Devotos é incontestável, mas agora, ganha a chancela institucional da cidade do Recife como agradecimento por tantos serviços prestados à nossa população.
“Tem afoxé, tem punk rock, tem rock’n roll, tem samba e tem pagode…”