Prefeitura do Recife promove encontro para acolher novos professores da Rede Municipal
“Hoje é um dia histórico para nossa cidade. Nós tomamos a decisão de fazer o maior concurso da história da Secretaria da Educação do Recife entendendo algo básico: não existe educação sem aluno e sem professor. Fizemos um grande diagnóstico da rede e entendemos as mais diversas necessidades, desde a melhoria da infraestrutura, ampliação da escolas, geração de novas vagas, até a necessidade de fortalecimento da rede como um todo.
Estamos aqui para construir uma nova jornada e agora garantimos a maior nomeação da história da Prefeitura do Recife nesta segunda, com mil nomeações num único dia. Nós da prefeitura sempre estaremos dispostos a ouvir, dialogar, inovar e fazer com que a educação esteja a prática dos nossos atos e não apenas o nosso discurso”, disse o prefeito.Durante o encontro, os novos professores da rede conheceram os secretários executivos, bem como entenderam como funciona cada setor da Secretaria de Educação. O roteiro ainda conta com apresentações culturais e a participação do mágico Rodrigo Lima, que ministrou a palestra “A magia do sorriso”.
“Não temos dúvidas que esses são os melhores profissionais que temos no estado de Pernambuco e ficamos muito felizes com a chegada deles na rede municipal. Mas não tratamos apenas da chegada do professor na escola. Por trás disso, tem muita estratégia e preparação. Temos muito orgulho de ser uma referência estratégica no Brasil”, afirmou o secretário de Educação, Fred Amancio.
Os mil novos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife foram aprovados no concurso realizado no ano passado, uma prioridade da atual gestão municipal. O certame tem o objetivo de fortalecer ainda mais a educação da capital pernambucana, aumentando o quadro de profissionais e garantindo que os estudantes tenham cada vez mais acesso a uma educação pública de qualidade e referência. A nomeação de parte desses novos servidores está diretamente relacionada à ampliação de vagas ofertadas para a população nas creches e escolas do Recife.
Andreza de França Moraes, 27, é pedagoga recém formada e uma das mil pessoas que estão ingressando na rede municipal. “Estou com a sensação de dever cumprido, me sentindo muito acolhida hoje. Espero pôr em prática os conhecimentos que adquiri e aperfeiçoá-los, porque a formação do professor nunca para, estamos sempre buscando novos conhecimentos”, destacou.
Do total de profissionais aprovados, 800 são para professor I (Educação Infantil e Anos Iniciais) e 200 para professor II (Anos Finais), nas disciplinas de Artes; Ciências; Educação Física; Geografia; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; e Matemática. Os novos professores já estão sendo lotados – além das unidades de ensino já existentes – nas novas escolas e creches que estão sendo construídas para o fortalecimento da rede do Recife e assumirão as salas de aula no início do ano letivo de 2024. As aulas para os estudantes veteranos e novatos da Rede Municipal de Ensino do Recife começam no dia 05 de fevereiro.
Emerson Barbosa, 24, foi estagiário da Rede de Educação do Recife e compartilhou suas expectativas para essa nova etapa. “As etapas foram bem exigentes. Então, considero todos que estão aqui como vencedores. Sei que a rede municipal tem uma estrutura muito boa, então espero aproveitar essas condições e trabalhar com empenho”, falou.