Recife prepara maior Carnaval da história
O maior Carnaval em linha reta anunciou a programação completa dos seis dias de festejos do Marco Zero e antecipou mais nomes que irão estar presentes em outros focos de folia. A programação, que conta com mais de 98% de atrações locais, fomentando a cena musical e da cultura popular produzidas em casa, contará com um total de 49 polos e nomes como Raphaela Santos, Priscila Senna, Dilsinho, Marcelo D2, Pato Fu 30 anos e Música de Brinquedo, Filipe Catto, Rachel Reis, Ave Sangria, Arnaldo Antunes, Teresa Cristina e Chico César, entre outros.
“A Prefeitura tem mais de oito mil pessoas para garantir a execução do maior Carnaval em linha reta e a gente tem certeza de que, assim como foi no ano passado, será um sucesso. O frevo e o brega estão muito bem representados, assim como outras linguagens da nossa cultura popular, porque é a nossa tradição. Serão R$ 2,4 bilhões estimados para circular na economia, com mais de 50 mil postos de trabalho, que vão desde quem vende caldinho, até quem confecciona fantasias, pessoas da área de transporte e diversos outros. Nós também teremos a Central de Operações do Recife que, assim como na virada do Ano Novo, irá garantir a organização, o funcionamento e a disciplina da segurança. Convidamos todos para um carnaval de paz e harmonia”, disse o prefeito durante a coletiva.
O Baile Municipal, por sua vez, terá como novidade uma noite inédita conduzida exclusivamente por vozes femininas, reunindo um time de mais de 20 cantoras e musicistas com participação da diva do pop, Iza. A 58ª edição do evento acontece no dia 3 de fevereiro, no Classic Hall, quando mais de 20 cantoras conduzirão o espetáculo. Os ingressos já estão à venda no próprio Classic Hall, pelo site https://www.bilheteriadigital.
“Temos a ancestralidade e a tradição presentes no nosso carnaval, com uma noite de abertura cheia de estrelas para começarmos a festa com o pé direito. O carnaval do Recife é isso, nossa cultura diversa e rica recebendo convidados e promovendo um grande encontro”, ressaltou Ricardo Mello, secretário de Cultura.
No Marco Zero, a grade traz mais nomes que ainda não haviam sido confirmados previamente como Dilsinho, Priscila Senna, Marcelo Falcão e Raphaela Santos. A abertura oficial da quinta (8) traz o inédito encontro entre Olodum e Tumaraca, a estreia do mestre Gilberto Gil na folia recifense e o tributo Recife Cidade do Mangue, conduzido por Louise com participações especiais. Em seis dias de folia, o principal palco da cidade terá mais de 30 shows que celebram encontros, a cultura popular e as diversas sonoridades que fazem a alegria de brincantes em uma quebra de barreiras físicas e geográficas, onde frevo, samba, cultura popular rock e brega convergem para promover a alegria e a confraternização que fazem do Carnaval do Recife o maior em linha reta.
A Central do Carnaval volta à Rua do Observatório ainda maior e mais robusta, oferecendo serviços, economia criativa e gastronomia. O espaço vai funcionar no período de 07 a 13 de fevereiro, na Rua do Observatório, no horário das 16h às 2h. No bairro do Recife, a população e turistas irão poder contar com um serviço de estacionamento e vans. Ao todo, serão disponibilizadas 1.200 vagas de estacionamento em prédios públicos e o folião contará, ainda, com o serviço de transfer do edifício-sede da Prefeitura do Recife até a Central do Carnaval. O transporte gratuito será oferecido em intervalos de 10 em 10 minutos entre 16h às 2h.
“Nós já temos uma taxa de ocupação na nossa rede hoteleira de 93% e a estimativa é que chegue até 100%, isso é muito importante porque incentiva o investimento privado na nossa cidade. O carnaval é uma oportunidade de valorizar nossa cultura, nossas raízes, encantar o povo do Recife e do Brasil, mas também é uma grande oportunidade de geração de emprego e renda para a nossa gente”, frisou o secretário de Turismo, Antônio Coelho.
A programação completa dos 49 polos será anunciada em breve, mas confira alguns dos nomes já confirmados:
Arnaldo Antunes, Silvério Pessoa, Quinteto Violado, Karina Buhr, Teresa Cristina, Rubel, Marcelo Falcão, Flaira Ferro, Uana, Maciel Salu, Academia da Berlinda, Almério, Barro, Café Preto, Banda de Pau e Corda, Conde Só Brega, Chinaina, Mombojó, Gustavo Travassos, Getúlio Cavalcanti, Festival Rec.DJ, Fabiana Pimentinha, Jota Michiles, PC Siva, Mesa de Samba Autoral, Nonô Germano, Ramos Silva, Nailson Vieira, Orquestra Malassombro, Orquestra Transversão do Frevo, Wellington do Pandeiro, Rachel Reis, Marcelo D2, Vanessa da Mata, Pato Fu 30 anos e Música de Brinquedo, Fafá de Belém, Chico César, Ave Sangria, Banda Eddie, Filipe Catto, Bione, Sagrama, Alessandra Leão, Joyce Alane, Em Canto e Poesia, Poeirada (Josildo Sá, Negadeza e Marcos Suzano), Isadora Melo, Combo X, Gabi do Carmo, Michele Melo, Som na Rural, Natascha Falcão, Orquestra 100% Mulher, Orquestra Recife de Bambas.
Foto: Divulgação/PCR