Recife celebra novos Patrimônios Vivos em cerimônia de Diplomação nesta sexta
Em um evento que marca a valorização da cultura e da história recifense, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, realizará nesta sexta-feira (5) uma cerimônia especial no Teatro Apolo. O evento, marcado para as 10h, irá diplomar os novos Patrimônios Vivos da cidade, reconhecendo sua contribuição inestimável à memória cultural do Recife.
Os homenageados deste ano são a Associação Cultural e Quadrilha Junina Origem Nordestina, a Tribo de Caboclinhos Tupi, a parteira Edileusa Maria da Silva e o porta-estandarte José Fernando Alves Zacarias. Cada um deles traz uma história única e uma dedicação sem igual à cultura recifense, seja através da dança, da música, da arte do parto tradicional ou da alegria carnavalesca.
Na segunda edição do concurso, os selecionados receberão bolsas de incentivo mensais vitalícias, uma iniciativa que reforça o compromisso da cidade com seus artistas e culturas tradicionais. A seleção foi concluída após um cuidadoso processo que incluiu análises documental e qualitativa, audiências públicas e uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Política Cultural.
Essa política cultural do Recife, sancionada em setembro de 2022, visa salvaguardar e promover os bens intangíveis da cidade, garantindo que a rica tapeçaria cultural do Recife continue a ser tecida pelas gerações futuras.