Política

João Campos já chega a quase 80% de aprovação e venceria a eleição no 1° turno

A terceira rodada de pesquisas do Instituto Ipespe, em parceria com o Jornal do Commercio, apontou um crescimento significativo na avaliação do prefeito do Recife, João Campos, que aumentou 11 pontos percentuais, passando de 66% na primeira pesquisa para 77% de aprovação. O levantamento também destacou que o jovem gestor ampliou a vantagem e venceria a eleição do próximo ano no primeiro turno em todos os cenários previstos na amostra.

A amostra registrou que o atual prefeito somou 62% das intenções de voto para a Prefeitura do Recife (nesse caso, ele garantiria a reeleição com folga ainda no primeiro turno). João Campos abriu 49 pontos de vantagem contra o segundo colocado, que seria o ex-prefeito e deputado estadual João Paulo (PT), com 13% das intenções de voto.

A diferença se acentua ainda mais em relação aos outros adversários. O secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho, e a vice-governadora, Priscila Krause, que são aliados da governadora Raquel Lyra e aparecem entre os nomes especulados para a disputa eleitoral, ficaram com 5% e 4%, respectivamente. Pré-candidato do bolsonarismo, Gilson Machado tem registrado 3% das intenções de voto.

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) aparece com 2% e o deputado federal Túlio Gadelha (Rede) tem 1% dos votos. Este último tem sido citado como um candidato alternativo da governadora, mas encontra dificuldades para firmar uma postulação, já que está dentro da federação com os psolistas.

No mais, 10% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto e somente 2% disseram que não sabem em quem vão votar.

A pesquisa do instituto Ipespe e com parceria do JC foi realizada entre 21 e 23 de dezembro, entrevistando mil eleitores da capital de forma presencial. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95,45%.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo