Ipojuca é a primeira cidade beneficiada pelo Programa Alepe Cuida
Nesta terça-feira (28), a Prefeitura do Ipojuca teve mais um motivo para reforçar o seu compromisso com a saúde dos ipojucanos. A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) trouxe para o município o Programa Alepe Cuida, uma ação voltada à promoção da saúde, bem-estar e cidadania nas cidades pernambucanas. Por indicação do deputado estadual Romero Sales Filho, Ipojuca foi a primeira a receber as atividades, que acontecem hoje e amanhã (29), na Escola Estadual Domingos Albuquerque, no Centro. O evento foi prestigiado pela prefeita da cidade, Célia Sales, a vice Patrícia Alves, o deputado Romero Sales Filho, além de vereadores e secretários municipais.
Após identificar uma grande demanda durante as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, a Assembleia resolveu expandir as ações de forma itinerante. A iniciativa proporciona consultas médicas e odontológicas, exames preventivos para as mulheres, exames laboratoriais, aplicação de vacinas, distribuição de preservativos e serviços como emissão de carteira de identidade, exames de DNA, registros de nascimentos e doação de sangue. Também estão incluídos serviços da agência do trabalho, defensoria pública e do DETRAN. “Estou aqui como representante de toda a Casa, que entende que os serviços de saúde são essenciais. Fiquei muito honrado que Ipojuca tenha sido a primeira cidade beneficiada. Um município que já é referência na saúde, mas que agora, vai receber um equipamento de suporte para acelerar os processos”, disse o deputado estadual, Romero Sales Filho.
“É com grande satisfação que recebemos, hoje e amanhã, o projeto Alepe Cuida, promovido pela Assembleia Legislativa, que também conta com a nossa parceria. A Saúde sempre foi uma das nossas prioridades no município, e iniciativas como essa são sempre bem-vindas. Sabemos que é uma área que carrega muitos desafios, mas, com bastante determinação e empenho, estamos conseguindo ser referência, tanto que pessoas de outras cidades procuram os nossos serviços”, disse a prefeita do Ipojuca, Célia Sales. Para o superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional, Wildy Ferreira Xavier, “nós vimos a necessidade de levar essa iniciativa para outros municípios e em parceria com as prefeituras, incluindo o Governo do Estado, Detran-PE, SDS, Hemope, Defensoria Pública, Fecomércio, Fundação Altino Ventura (FAV) e Fundação Alcides Teixeira, estamos ampliando a ação,” disse. “Eu sempre faço todos os exames preventivos e hoje estou aqui para realizar o de mamografia. Fiquei sabendo desse mutirão e aproveitei a oportunidade”, disse a dona de casa, Sandra Maria.
Foto: Aguinaldo Silva