Notícia

Prefeitura do Recife entrega novo Parque de Apipucos totalmente requalificado

A Prefeitura do Recife entregou à população, no último sábado (16), o novo Parque de Apipucos, totalmente revitalizado, além de diversas melhorias no entorno do açude. Fruto de investimentos de R$ 1,5 milhão, as obras tiveram o objetivo de criar novos atrativos e estimular a população a utilizar a área, que tem uma das mais belas paisagens da Zona Norte. No total, foram recuperados, requalificados e construídos cerca de 13,6 mil m² de espaços públicos. O prefeito João Campos fez a entrega ao lado de secretários municipais, vereadores e a população.

“Tudo isso é feito pensando em ter uma cidade melhor. Revitalizamos todo o entorno do Açude, construímos o tão esperado píer, estamos entregando o Parque de Apipucos com uma cara nova e também está sendo estudada a implantação de um pedalinho aqui. É muito importante construir espaços públicos de qualidade e a gente faz questão de tentar trazer, em cada obra, um elemento inovador”, comentou João Campos.

“Estamos pegando referências internacionais, em termos de inovação, para adaptar e trazer para o Recife. Esses brinquedos diferentes aqui do parque foram todos pensados. São equipamentos feitos com o foco na questão lúdica, com o objetivo de trabalhar o equilíbrio, estimular a motricidade da criança, além de possibilitar essa troca entre um pai e o seu filho. Esses elementos diferentes são também para estimular as pessoas a virem aqui conhecer”, acrescentou ele.

O Parque de Apipucos ganhou Parcão, espaço adequado para a diversão dos pets; nova pista de cooper; brinquedos para as crianças, incluindo paredes lúdicas de escalada; a recuperação das cobertas em bambu; a requalificação dos quiosques, banheiros públicos e demais equipamentos existentes; e o reforço na cobertura vegetal com o plantio de mudas.

Por sua vez, o açude de Apipucos agora tem um píer flutuante, proporcionando estrutura adequada para uso de pedalinhos e caiaques. A pracinha nas margens passou a contar com 3 novos quiosques de piaçava e mesas com bancos, que servem de apoio ao lazer da população, além de melhorias no paisagismo.

Catharina Vaz, de 36 anos, mãe de Guilherme, de 6 anos, afirmou que vai passar a frequentar o parque por causa da possibilidade de contato com a natureza e com equipamentos de qualidade para a diversão do seu filho. “Hoje, vivendo em prédio, a gente não tem a possibilidade de ter esse contato tão próximo com o verde, com áreas amplas, abertas e livres. Esses espaços públicos revitalizados atraem e estimulam a gente a vir, trazer as crianças para brincar despreocupadas, em estruturas super diferentes e interessantes. É bom para eles e para a gente”, disse.

De acordo com o professor universitário Paulo Cabral, que é pai e morador do entorno, revitalizar esses espaços e dar essa nova cara é como um convite para a população utilizar e viver a cidade. “Hoje eu vim aqui justamente por saber que é algo novo, para conhecer. Foi como um convite para a minha família. Viemos aproveitar o espaço com essa nova roupagem. É importante uma cidade que enxerga o lazer como uma necessidade inerente ao ser humano. Cada vez que surge um espaço organizado é bonito como esse, é uma festa para a comunidade”, afirmou

Foi feita também a recuperação de vias do entorno. A Rua Massaranduba foi contemplada com a recuperação de pavimentação em paralelepípedos. Na Avenida Apipucos, a intervenção incluiu a recuperação dos passeios e do guarda corpo, além de melhorias no paisagismo. E a conexão com o Parque da Macaxeira pela Avenida Coronel João Batista foi melhorada com a execução de 3 passagens elevadas, recuperação dos passeios e do guarda corpo.


QUIOSQUES – Os quiosques requalificados fazem parte do projeto de concessão para prestação dos serviços de gestão, operação e manutenção de parques urbanos do Município, que atualmente passa por sua segunda consulta pública. O objetivo da consulta é aprimorar a discussão, colher sugestões e contribuições, em busca do melhor modelo para a cidade, com a participação da população. A operação dos equipamentos será iniciada a partir do momento que o contrato de concessão for assinado.

Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo