Álvaro Porto e Sandra Paes recebem políticos na 21ª Missa do Vaqueiro de Canhotinho, neste domingo (10)
Ao lado da prefeita Sandra Paes, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), recebe, neste domingo (10.09), em Canhotinho, empresários, parlamentares e lideranças políticas de diversas regiões do estado durante a 21ª edição da Missa do Vaqueiro daquele município.
“A missa do Vaqueiro de Canhotinho chega à maioridade se estabelecendo como uma das importantes manifestações religiosas do Agreste Meridional. E já aparece como a maior cavalgada do país em número de participantes (são mais de 4 mil). Estamos trabalhando para que a estrutura da festa seja incrementada para melhor atender os participantes e turistas que vêm até Canhotinho. Conseguimos apoio do governo do Estado e, junto com a prefeita Sandra Paes, articulamos a vinda de patrocinadores”, disse o deputado.
“A prefeitura de Canhotinho, que, como todos os municípios enfrenta dificuldades financeiras por conta do corte do FPM, garantiu a estrutura para o evento. O Governo do Estado e empresas estão dando uma grande contribuição para assegurar a grandiosidade da festa”, completou.
Porto destaca que a presença de deputados e dirigentes de empresas é importante para reforçar o quanto eventos populares como a Missa do Vaqueiro fortalecem a fé, cultura e contribuem para o aquecimento do turismo e da economia. “Já estivemos, inclusive, no Ministério do Turismo, em Brasília, para tratar de incentivos para eventos culturais do Agreste de modo a ampliar o potencial turístico de festivais folclóricos, festas temáticas e celebrações religiosos, a exemplo da Missa do Vaqueiro de Canhotinho”, ressaltou.
Programação – Inserida desde 2017 no Calendário Oficial de Eventos de Pernambuco, por lei de autoria do deputado, a missa atrai cavaleiros e turistas de cidades de Pernambuco e outros estados e chega a reunir mais de 20 mil pessoas em Canhotinho. Este ano, ganha mais um atrativo: a disputa de Pega de Boi no Mato. A competição acontece hoje (sábado, 09), a partir da 13h, no Sítio Paula (próximo ao Trevo de Canhotinho), com distribuição de mais de R$ 10 mil em prêmios.
Amanhã (domingo, 10), a programação começa na concentração a partir das 8h, com tradicional café da manhã e show Pedro Pires, no distrito de Olho D’água, De lá, os cavaleiros seguem em cortejo por cerca de seis quilômetros, puxados por Tarcísio do Acordeon e dois elétricos, rumo à sede do município, até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no centro. Em torno das 15h, acontece a cerimônia religiosa onde os participantes recebem a benção. Em seguida, no Pátio de Eventos, acontecerão apresentações de Swing de Andinho, Iguinho e Lulinha e Zé Cantor, com a festa entrando pela noite.
Promovida pela Prefeitura de Canhotinho, a Missa do Vaqueiro foi idealizada pelo deputado Álvaro Porto no começo dos anos 2000, quando ele ainda não tinha envolvimento na política. O objetivo, que segue cada vez mais vivo, é celebrar a fé e homenagear uma categoria profissional que tem importância fundamental para o desenvolvimento e cultura do Agreste e de Pernambuco.
Foto: Divulgação