Pernambuco

Nadegi e João defendem aumento nos repasses às prefeituras

A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, e o deputado estadual João de Nadegi se incorporaram ao coro de gestores municipais e parlamentares em favor do aumento de repasses federais e estaduais às cidades. A mobilização organizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) reuniu em assembleia, nesta segunda-feira (14), na sede da entidade, prefeitos de todos estado, além de deputados federais e estaduais.

Na primeira parcela de julho, segundo a Amupe, houve uma queda de 34% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é a principal fonte de arrecadação da maioria das prefeituras brasileiras, em relação ao mesmo mês de 2022; além de reduções nas alíquotas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Perdas essas que podem comprometer os serviços públicos prestados pelas prefeituras.

Nadegi argumentou que não se trata de culpabilizar ninguém, mas de mobilizar todos os entes federativos em prol de uma melhor qualidade no serviço pública na ponta, para o povo. “Tentar solicitar do Governo Federal um adicional de adiantamento de 1,5%, que seria para março. Também discutir com o Governo do Estado o aumento do ICMS, 1% de adicional. A coisa fundamental é a união dos prefeitos para mostrar à população que muitas vezes não temos condições e nem recursos financeiros. Essas perdas nos repasses abalaram nossos municípios”, destacou. A prefeita salientou ainda que seu deputado federal, Silvio Costa Filho, integra o coro de lideranças mobilizadas nesse movimento.

Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, João de Nadegi reforçou o seu apoio às causas municipalistas. “A saúde financeira das prefeituras e a luta por mais recursos é uma bandeira que estamos defendendo na Alepe. Estamos trabalhando por essa causa, que é uma causa das pessoas, das cidades”, pontuou o deputado.

Foto: Victor Patrício

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo