Álvaro Porto leva mais uma indústria para o Agreste
O município de Canhotinho, no Agreste Meridional, a 205 quilômetros do Recife, ganhará planta industrial da SSM Solar do Brasil, empresa sediada no Paraná, fabricante de estruturas metálicas para painéis fotovoltaicos e eólicos. O anúncio foi feito nesta terça-feira (08.08) no Palácio do Campos das Princesas, durante encontro da governadora Raquel Lyra com diretores do grupo, a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, um dos principais articuladores para a instalação do empreendimento no Agreste.
A nova unidade será inaugurada no segundo semestre de 2024, terá investimento de cerca de R$ 30 milhões, devendo gerar, inicialmente, entre 120 a 150 empregos, com potencial para chegar a 1.200 postos de trabalho.
A chegada da SSM Solar reforça o polo industrial de Canhotinho, que já conta com frigorífico da Masterboi e unidade da Netto Alimentos. Também reafirma o trabalho de Álvaro Porto de viabilizar a ida de investimentos para o interior, descentralizando o desenvolvimento econômico de Pernambuco.
A empresa contará com incentivos fiscais do Estado e do município de Canhotinho. De acordo com o CEO do grupo, Carlos Bebiano, a planta do Agreste vai produzir estruturas tanto na linha de aço quanto na de alumínio. “Serão duas linhas de produção. Energia solar e fotovoltaica. Com essa nova planta, vamos atingir novos mercados de refrigeração, indústria farmacêutica (com roldanas) e o agro (tubos de irrigação). A gente trabalha com energias renováveis, que é o nosso foco, e com essa nova planta vamos atingir novos mercados”, afirma. Bebiano destaca que vantagens estratégicas e logísticas pesaram na decisão de investir no Agreste. “Canhotinho é próximo de Suape. As estradas até o Porto estão em boas condições. De Suape, conseguimos fazer a cabotagem para o Sul, para a nossa unidade no Paraná, no Porto de Paranaguá e também fazer a exportação para Rotterdam (Holanda), que alimenta nossa planta na Eslováquia e agora na Unidade de Miami”, frisou.
O executivo destacou ainda aspectos positivos resultantes das boas relações durante as negociações. “Contaram o acolhimento, tanto da prefeita quanto do presidente Álvaro, e também os benefícios fiscais que serão gerados”, diz, reforçando a importância do papel de Sandra Paes e do deputado Álvaro Porto nas conversas e tratativas acontecidas ao nos últimos meses.
Ao longo do processo de articulações, a Prefeitura de Canhotinho adquiriu o terreno e fez a doação para a empresa, além de ter criando as condições fiscais e estruturantes para a viabilização do projeto. “A prefeitura não mediu esforços para assegurar a vinda deste novo e relevante empreendimento para o desenvolvimento de Canhotinho. A importância de um investimento deste porte não só gera oportunidades de trabalho para moradores, mas movimenta a economia e alavanca o desenvolvimento do município, com reflexos positivos em toda a região”, comemora a prefeita Sandra Paes.
Para o deputado Álvaro Porto, a industrialização do
Agreste Meridional demonstra, a cada ano, ser o caminho para o crescimento. “Desde as primeiras conversas para a vinda da Masterboi tínhamos a certeza de que a região era um mercado habilitado a receber indústrias de grande porte. Os empreendimentos estão gerando empregos, formando e aquecendo cadeias produtivas e transformando realidades, com impactos sociais positivos. O trabalho desenvolvido a partir dos nossos mandatos, em sintonia com municípios, vem dando resultado. Festejamos a vinda da SSM Solar, a quem agradecemos a confiança e a parceria. Mas não vamos descansar. Continuamos trabalhando para atrair novos empreendimentos”, disse.
A SSM Solar de Canhotinho planeja aproveitar a mão de obra local. Para isso oferecerá treinamento especializado a trabalhadores da região. De acordo com a previsão da empresa, a cada ano o número de empregos deve dobrar. “Iniciaremos com 120 a 150. Quando chegar as novas máquinas, vamos para 200. A expectativa é somar de 800 a 1200 colaboradores quando a empresa atingir 100% de seu funcionamento”, afirmou Bebiano.
Além do deputado, da prefeita Sandra Paes e do prefeito da vizinha Quipapá, Alvinho Porto, participaram do encontro com a governadora, representando a SSM Solar, o CEO Carlos Bebiano; a diretora financeira, Geovana Bebiano; a diretora de Recursos Humanos, Sandra Peregrino; a diretora contábil, Francielle Gomes; o engenheiro de Produção, Bruno Kappaun; os advogados da empresa Izabella Assunção e Ulisses Dornelas; e o advogado e Relações Institucionais Silvio Rodrigues.
Foto: Lucas Patrício