STJ mantém inelegibilidade do ex-prefeito de Juazeiro (BA) Isaac Carvalho
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a inelegibilidade do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PT), após rejeitar, por unanimidade, um recurso interposto pelo petista. De acordo com os ministros, o ex-gestor juazeirense perdeu o prazo para recorrer da decisão que o tornou inelegível.
Isaac pedia no STJ a extensão do prazo para recurso, argumentando as dificuldades decorrentes da pandemia da Covid-19. A justificativa do petista, porém, foi rejeitada pelo tribunal, que manteve a decisão que condena o ex-prefeito por improbidade administrativa, tornando-o inelegível.
O processo foi relatado pelo ministro Benedito Gonçalves, que teve seu voto acompanhado pelos colegas Sérgio Kukina, Regina Helena Costa, Gurgel de Faria e Paulo Sérgio Domingues. Isaac, entretanto, ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A manutenção da inelegibilidade de Isaac também gera expectativa em aliados, como o deputado estadual Zó (PCdoB), que enxergava no ex-prefeito o seu “adversário” interno mais forte na briga pela candidatura da base aliada de Jerônimo Rodrigues (PT) em Juazeiro.
O ex-prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PT) também estaria inelegível por conta de um débito eleitoral na campanha de 2020.
Por sua vez, o ex-prefeito através de sua assessoria juridica rebateu as informações.