Publicidade Publicidade
Publicidade
Pernambuco

Alepe é a assembleia legislativa com maior engajamento do Brasil

Resultado foi apontado pela plataforma Social Media Gov, que monitora instituições públicas nas mídias sociais do país

As redes sociais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fecharam 2025 no topo do engajamento entre todas as assembleias legislativas do Brasil. O ranking foi realizado com base nos dados da plataforma Social Media Gov. A entidade compara o desempenho de instituições públicas, identifica tendências, além de orientar na criação, análise e planejamento de conteúdos e estratégias de comunicação pública para as redes sociais.

O engajamento da Alepe vem numa escala crescente. Em 2023, as mídias sociais da Casa Joaquim Nabuco ficaram entre os 10 órgãos do Poder Legislativo no Brasil com mais interações por parte dos usuários. Nesse mesmo ranking, a Alepe ficou em primeiro lugar em interações no Nordeste.

O reconhecimento referente à qualidade dos conteúdos postados nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Pernambuco foi mantido. Em 2024, a Alepe continuou no top 10 de interação do poder Legislativo Estadual, comparando com outras assembleias e câmaras municipais do país. Em 2025, a Casa Joaquim Nabuco conquistou o primeiro lugar na categoria interações.

Segundo o superintendente de Comunicação da Alepe, Arthur Cunha, a ótima classificação das redes sociais em nível nacional é fruto de investimentos do presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), e do primeiro-secretário, Francismar Pontes (PSB) no setor. “Estar no topo do engajamento nacional mostra que estamos no caminho certo e reforça o nosso compromisso em dialogar de forma transparente e inovadora com a sociedade. Nosso objetivo é traduzir o trabalho legislativo em conteúdos acessíveis e relevantes”, destacou.

Muitas mãos

De acordo com a gerente de redes sociais da Alepe, Carly Falcão, o primeiro lugar na categoria engajamento é resultado de um trabalho coletivo. “É fruto de uma jornada construída aos poucos e com o comprometimento de muita gente. Procuramos traduzir temas do Legislativo e da tramitação das leis, que nem sempre são de fácil compreensão. Para isso usamos a linguagem nativa das redes, com trends, memes, mesclando humor com seriedade e conteúdo”, explicou. Ela é doutora em Comunicação pela UFPE e especialista em infotenimento online, campo que une informação e entretenimento.

Na avaliação da jornalista, a Alepe conquistou esse reconhecimento graças aos pernambucanos. “Eles curtiram, comentaram, compartilharam e salvaram os conteúdos que produzimos, o que aumentou o engajamento e nos deixou em primeiro lugar”, comentou Carly, acrescentando que a ‘pernambucanidade’ está bem presente no trabalho das redes sociais da Alepe. “A ideia é se conectar com os pernambucanos para falar da melhor forma com todos eles”, enfatizou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo