Parque Alagável Campo do Barro é entregue como solução para reduzir alagamentos
Equipamento com investimento de R$ 3,4 milhões amplia a retenção das águas das chuvas e integra as ações de drenagem na bacia do Rio Tejipió

O prefeito do Recife, João Campos, entregou nesta quarta-feira (7) o Parque Alagável Campo do Barro, segundo equipamento do tipo inaugurado na cidade. A iniciativa tem como objetivo reduzir os alagamentos, ampliar áreas de convivência e fortalecer a drenagem urbana na bacia do Rio Tejipió, uma das mais críticas do município.
Durante a entrega, o prefeito destacou a importância do parque como estratégia de proteção à população aliada ao uso inteligente do espaço urbano. “O parque vai funcionar durante quase todos os dias do ano como espaço de lazer e convivência e, nos períodos de chuva forte, vai acumular água para evitar que ela chegue às casas das pessoas. É uma estratégia usada no mundo inteiro, com dupla função, que coloca a segurança das pessoas em primeiro lugar. Isso nunca foi feito na história do Recife”, afirmou João Campos.
O projeto foi concebido para que o campo de futebol existente no local funcione como reservatório nos períodos chuvosos e, nos dias de estiagem, seja utilizado normalmente pela comunidade, garantindo a dupla função do espaço. Com investimento de R$ 3,4 milhões, por meio do ProMorar Recife, o parque ocupa uma área superior a 23 mil metros quadrados e tem capacidade de armazenar temporariamente cerca de 1.510,88 metros cúbicos de água, volume equivalente a aproximadamente 1.500 caixas d’água de mil litros. A solução atua diretamente no controle da elevação do nível do rio durante eventos de chuvas intensas.
O Parque Alagável Campo do Barro faz parte de um conjunto de oito parques lineares em implantação ou já implantados na cidade. Desses, quatro são classificados como “alagáveis”, ao longo da bacia do Rio Tejipió, por ampliarem, de forma integrada, a capacidade de retenção das águas das chuvas, contribuindo para a redução dos impactos das cheias em áreas residenciais e em importantes vias da cidade.
Ao detalhar os objetivos da intervenção, a secretária de Projetos Especiais, Marília Dantas, ressaltou a integração entre infraestrutura urbana, meio ambiente e convivência social. “Essa é uma intervenção planejada para mitigar os impactos das inundações sazonais e promover o convívio social e a preservação ambiental. No período das chuvas o parque acumulará água e, ao mesmo tempo, oferece um espaço de convivência e lazer”, destacou Marília Dantas.
Além da função hidráulica, o Parque Alagável Campo do Barro conta com infraestrutura urbana completa, incluindo deck, guarda-corpo, arquibancada, iluminação, equipamentos de lazer, brinquedos, paisagismo e pista de cooper com 400 metros de extensão, uma demanda antiga apresentada pelos moradores da região.
Moradora da região há mais de cinco décadas, Cristina Medeiros acompanhou a transformação do espaço e ressaltou o impacto direto da obra na rotina da comunidade.“Antes dessa reforma, quando chovia, tudo alagava e as casas ficavam cheias de água. Hoje isso mudou completamente. O espaço ficou bonito, seguro e vai ser aproveitado por todo mundo, principalmente pelas crianças. Espero que continue assim, porque está lindo demais”, afirmou.
O equipamento também integra um projeto mais amplo de macrodrenagem executado em etapas na área. A primeira fase contemplou o alargamento de 850 metros do Rio Tejipió. Nesta etapa, a entrega do parque conecta drenagem urbana, lazer, esporte e segurança. Ainda estão previstas novas intervenções, como o alargamento de mais dois quilômetros do rio, no trecho que vai da garagem da empresa Metropolitana até a Avenida Recife.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife




