Com foco no inverno, Recife dá início à limpeza dos canais da cidade
Intervenções começam pela Bacia do Vasco, na Zona Norte, que concentra áreas de Vasco da Gama, Nova Descoberta e Casa Amarela

O prefeito do Recife, João Campos, acompanhou nesta terça-feira (6) o início da primeira frente de trabalho de limpeza do Canal da Bacia do Vasco, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte da capital. A ação integra a Ação Inverno 2026 e segue até esta quarta-feira (7), com o objetivo de preparar o sistema de macrodrenagem da cidade para o período chuvoso, reduzindo alagamentos e transtornos à população.
Em sua fala, o prefeito destacou a importância da manutenção preventiva como estratégia central para minimizar os impactos das chuvas na cidade.
“Esse trabalho é fundamental para preparar a cidade para o período de chuvas e minimizar os impactos para quem vive nessas regiões”, afirmou João Campos.
A ação integra o cronograma anual de limpeza dos 99 canais que cortam o Recife, coordenado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Em 2026, a gestão municipal iniciou simultaneamente os serviços em dez canais, distribuídos pelas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. Ao todo, a operação prevê um investimento anual aproximado de R$ 45 milhões em serviços de limpeza de canais e galerias.
Na Bacia do Vasco, que possui 550 metros de extensão e integra a bacia do Rio Beberibe, a intervenção contempla a remoção de entulhos e dejetos acumulados no leito e nas margens do canal, além de serviços de capinação, garantindo melhor escoamento das águas e o pleno funcionamento do sistema de microdrenagem. O investimento da Prefeitura do Recife no trecho é de R$ 34.576,00.
Presente na ação, o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, explicou o volume de resíduos retirados e a importância do serviço para o período chuvoso.
“Aqui, quase 300 toneladas de resíduos serão retiradas para garantir fluidez à água que chega aos canais e segue para os rios. O inverno está chegando e queremos que o mínimo de transtorno aconteça na cidade”, destacou.
As frentes de trabalho contam com 135 trabalhadores, atuando principalmente na limpeza manual, além do apoio de quatro escavadeiras. O Canal da Bacia do Vasco foi escolhido para abrir a operação por concentrar o fluxo de águas que atende áreas densamente povoadas da Zona Norte, como Vasco da Gama, Nova Descoberta e Casa Amarela, funcionando como ponto estratégico para o escoamento das chuvas.
Atualmente, além do Canal da Bacia do Vasco (RPA 2-3), também estão com serviços de limpeza em andamento os canais de Santa Terezinha (RPA 1); Riacho dos Macacos, Canal A e Canal da Fortuna (RPA 2-3); Jiquiá, São Pedro/Dirceu, em Afogados, e IPA/Bongi (RPA 4-5); além dos canais do Moxotó e do Jordão (RPA 6). Os outros 90 canais da cidade já têm ações de limpeza programadas para este ano.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife




