Atenção Básica do Recife bate recorde histórico e ultrapassa 1 milhão de atendimentos médicos em 2025
Expansão das equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal impulsionam crescimentos expressivos dos atendimentos e fortalece a principal porta de entrada do SUS

O primeiro monitoramento de resultados de 2025 da Secretaria de Saúde do Recife revela um marco histórico para a Atenção Básica do município. Pela primeira vez, a rede básica ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos médicos em 2025, refletindo o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família e a ampliação do acesso aos serviços de saúde nos territórios. “Estamos acompanhando a gestão por resultados e trazendo dados muito importantes. De 2021 para 2025, só na Atenção Básica, os atendimentos médicos cresceram 179%, saindo de 381 mil para 1 milhão. É um marco histórico para o Recife”, destacou o prefeito do Recife, João Campos.
“Esse resultado não acontece por acaso. A gente mais do que dobrou as equipes da nossa rede, ampliou horários de funcionamento com as USF+, que atendem das 7h às 19h, e reforçou o acompanhamento permanente de cada indicador. Pela primeira vez na história, a Atenção Básica do Recife realizou 1 milhão de atendimentos médicos em um ano”, completou o prefeito.
O avanço acompanha a expansão consistente da rede, com a implantação de novas equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, ampliação de horários de funcionamento, como as USF+ (atendimento das 7h às 19h) e reorganização da oferta de cuidado mais próxima da população. “O aumento dos atendimentos não acontece por acaso. Ele é resultado direto do planejamento, monitoramento permanente e investimento nas equipes que estão na ponta, garantindo acesso, vínculo e continuidade do cuidado”, reforçou Luciana Albuquerque.
SAÚDE BUCAL – O crescimento é ainda mais expressivo na saúde bucal. No mesmo período – entre os anos de 2021 a 2025 -, os atendimentos odontológicos aumentaram 1.078%, um salto superior a dez vezes, resultado direto do aumento no número de equipes de Saúde Bucal, da ampliação da cobertura e da integração desses serviços às unidades de saúde da família. Os atendimentos realizados por enfermeiros também registraram aumento significativo: 126%, passando de 214 mil para 485 mil atendimentos, reforçando o papel estratégico da equipe multiprofissional no cuidado contínuo, no acompanhamento de condições crônicas e na promoção da saúde.
EXPANSÃO DA SAÚDE BÁSICA – Esse avanço está diretamente ligado à expansão da cobertura da Atenção Básica no Recife. Em 2025, o município alcançou 80% de cobertura, após um dos maiores movimentos de fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família já realizados na cidade. Em novembro de 2023, a cobertura era de 59%.
Desde então, dezenas de novas equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal foram implantadas, ampliando o acesso da população à principal porta de entrada do SUS. A equiparação entre as equipes de Saúde da Família (eSF) e Saúde Bucal (eSB) também avançou de forma consistente. A cobertura de saúde bucal saiu de 39,5% para 70%, com a meta de alcançar 100% de cobertura nos próximos ciclos de expansão.
Fotos: Edson Holanda e Wagner Ramos/Prefeitura do Recife




