Copyright© conexaope.com.br
Publicidade Publicidade
Publicidade
Região Metropolitana do Recife

Prefeitura do Recife anuncia atrações do Carnaval 2026

Anúncio antecipado de mais de 80 nomes e atrações da grade visa fomentar o turismo para que foliões nacionais e internacionais tenham prazo para organizar deslocamentos e hospedagens, confirmando o Recife como um dos destinos mais procurados do Brasil durante a festa. Diversidade, encontro, tradição e modernidade marcam a grandiosa festa de 2026, que terá ainda na grade nomes como Buhr, Otto, Gaby Amarantos, Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo, Conde Só Brega, Siba e Mariene de Castro

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Anúncio antecipado de mais de 80 nomes e atrações da grade visa fomentar o turismo para que foliões nacionais e internacionais tenham prazo para organizar deslocamentos e hospedagens, confirmando o Recife como um dos destinos mais procurados do Brasil durante a festa. Diversidade, encontro, tradição e modernidade marcam a grandiosa festa de 2026, que terá ainda na grade nomes como Buhr, Otto, Gaby Amarantos, Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo, Conde Só Brega, Siba e Mariene de Castro

Confirmando a tradição do maior Carnaval de rua em linha reta, a folia momesca do Recife 2026 reverencia as raízes da cultura popular e dialoga com novas tendências musicais, ratificando o título de Cidade Criativa da Música, conferido à capital pernambucana pela UNESCO. Nesta quinta (4), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, antecipou mais de 80 nomes e eventos que irão compor o Carnaval 2026. A medida visa ampliar o nicho de turistas para a cidade no período. A festa vai ainda estrear novidades como a Casa Bloco, além de confirmar os tradicionais concursos e recentes tradições, como a subida do Galo na ponte Duarte Coelho na quarta da semana pré.

“Hoje, reafirmamos um compromisso de poder fazer com que tudo aquilo que é completamente acertado no nosso Carnaval possa ter uma continuidade e um incremento, e que a gente possa todos os anos ir trazendo mais novidades. Queremos mostrar o que é bom, especialmente num tempo onde passa tanta coisa ruim no noticiário, é importante colocar um carnaval para fazer bem à alma das pessoas”, explicou João Campos, prefeito do Recife. “Temos a missão de potencializar o que há de mais forte na nossa cultura, que é de uma riqueza enorme, para fortalecer o Recife no mundo”, falou.

O tema da festa para 2026 é “Carnaval do Futuro”. O conceito é inspirado em uma folia que possui bases sólidas em tradições de cultura popular, o que possibilita vislumbres de um futuro que atravessa gerações, salvaguardando a identidade e as esperanças de um povo, seus brincantes e seus brinquedos. Afinal, quem desconhece seu passado não possui as ferramentas para abrir alas para o futuro de que queremos fazer parte. O Carnaval do Recife tem futuro.

“Nosso carnaval faz parte de uma estratégia muito inteligente. Para fazer turismo, para vender, é preciso ter previsibilidade, que as coisas aconteçam com antecedência. Na última reunião do Conselho de Turismo, fizemos um balanço de um saldo muito positivo do momento que o turismo vem passando no Recife, e o reflexo disso são eventos como o Carnaval. A importância de quanto isso movimenta a nossa economia, nossa vida hoteleira e todas as atividades que são envolvidas diretamente com o turismo. E a gente fica feliz em ver esse crescimento apontado nos números, porque hoje, o turismo corresponde a quase 6% do PIB da nossa cidade”, destacou Thiago Ângelus, secretário de Turismo do Recife.

Entre os nomes que farão parte desta festa, que celebra o passado de olho no porvir, figuram verdadeiros baluartes do cancioneiro pernambucano em um verdadeiro encontro de gerações. Entre os nomes confirmados, estão Ave Sangria, O Orquestrão, capitaneado por Maestro Spok e que completa 20 anos em 2026, Maestro Duda, SaGrama, Coral Edgard Moraes, Lia de Itamaracá, Geraldo Azevedo, Getúlio Cavalcanti, Banda de Pau e Corda, Quinteto  Violado, Orquestra Popular do Recife e maestro Ademir Araújo, maestro Edson Rodrigues, Antônio Nóbrega, Almir Rouche, Buhr, André Rio, Maestro Forró, Som da Terra, Claudionor Germano, Maciel Salu, Marron Brasileiro, Jota Michiles e Guerreiros do Passo.

Da nova cena, figuram nomes como Joyce Alane, Larissa Lisboa, Almério, Martins, Isadora Melo, Orquestra Malassombro e PC Silva. A folia dará voz ainda a uma das sonoridades mais queridas dos pernambucanos, o brega, seja romântico ou moderno, com suas batidas contemporâneas. Priscila Senna, Raphaela Santos e Conde Só Brega estão confirmados. O ritmo ainda trará o espetáculo Recife Capital do Brega, Michele Mello e Os Neiffs. A verve roqueira e do Mangue Beat foi contemplada com nomes como Otto, Mundo Livre, Devotos, Ave Sangria, Buhr, Cascabulho, Siba, Eddie, China Ina, Juliano Holanda e Romero Ferro, entre outros.

Entre as atrações nacionais, subirão aos palcos nomes da envergadura de João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho, com o Projeto Dominguinho, Alok, Iza, Ludmilla, Liniker e Seu Jorge, além de Gaby Amarantos, Fafá de Belém, Chico César, Vanessa da Mata e Pato Fu. No samba, os amantes do mais brasileiro dos gêneros poderão desfrutar de grandes atrações como Pixote, Sorriso Maroto e Mariene de Castro. O samba local  também será representado por nomes como Karynna Spinelli e Belo Xis.

“Carnaval é a ancestralidade, e quem tem mais ancestralidade do que o Recife? A gente vive de passado para pensar no futuro, com garra e resistência da nossa cultura o tempo inteiro nas ruas. E é isso que a gente vai mostrar no carnaval de 2026: nossa ancestralidade, nosso passado, por isso que a gente tem futuro, que o carnaval do Recife é ontem, é hoje, é tudo. Só a gente, só o Recife pode mostrar isso dessa forma”, afirmou a secretária de Cultura do Recife, Milu Megale.

Entre as novidades de 2026, o Carnaval do Recife recebe uma edição especial da Casa Bloco, que desembarca do Rio de Janeiro, onde acontece no Jockey Club, diretamente na Praça do Arsenal, para celebrar as prévias recifenses. A Casa preza pela multiplicidade de manifestações e pela diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do Carnaval brasileiro. No local, grandes encontros estão prometidos entre agremiações e atrações fluminenses e pernambucanas, promovendo uma folia de confraternização entre brincantes daqui e dacolá. Outra novidade para 2026 é o Bloco do Silva, que vem encantando multidões por onde passa.

O espetáculo multicultural da subida do Galo se consolida na quarta-feira da semana pré e a cidade, mais uma vez, terá seis dias oficiais de festejos. Mas, para quem tem urgência de folia, a dica é aproveitar os ensaios, acertos de marchas e baques, concursos populares e toda a beleza das prévias, que se espalham pelos quatro cantos da cidade e começam a partir de janeiro, em data a ser anunciada, honrando as tradições da cultura popular que inauguram a cultura recifense e pernambucana, como os concursos de passistas, porta-estandartes, flabelistas, mestres-sala e portas-bandeira, além de Rei e Rainha do Carnaval.

Estrela principal da festa, a cultura popular abre alas para todos os palcos e polos, além de protagonizar diversos eventos como o Tumaraca, Encontro de Nações, o Ubuntu, que reúne os afoxés, os Encontros de Baques, de Blocos Líricos, de Bois e Ursos, de Caboclinhos e Índios, de Tambores Mirins, a Noite dos Tambores Silenciosos, o desfile das Agremiações e também das Agremiações Campeãs, além dos Acertos de Marcha dos Blocos Líricos. Um Carnaval para encher as ruas do Recife de gente e de cores, de música e de alegria,  de tradição e de futuro.

“O que a gente está mostrando aqui, na verdade, é uma política pública, um compromisso de gestão com a política cultural do Recife. A gente respeita a forte tradição do carnaval da cidade, da participação popular, da diversidade. Tudo isso não é por acaso, é um compromisso da Prefeitura com a cultura popular, a participação e a diversidade”, disse Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura do Recife.

ECONOMIA – A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife projeta um Carnaval ainda mais robusto em 2026, após consolidar resultados expressivos na edição passada. Para o período, a expectativa é de que o Aeroporto Internacional do Recife receba cerca de 310,5 mil passageiros. A geração de empregos também deve crescer, alcançando 60.030 postos de trabalho, acima dos 58 mil contabilizados no evento anterior. Já o impacto na economia local segue em curva ascendente, com previsão de R$ 2,7 bilhões em movimentação financeira, reforçando a relevância da festa como motor turístico, cultural e econômico da cidade.

Confira alguns dos nomes confirmados para o Carnaval 2026

Alceu Valença

Almério

Almir Rouche

Alok

André Rio

Antônio Nóbrega

Antúlio Madureira

Ave Sangria

Banda de Pau e Corda

Banda Eddie

Belo Xis

Bloco do Silva

Buhr

Cascabulho

Chico César

Chinaina

Claudionor Germano

Conde Só Brega

Coral Edgar Morais

Devotos

Ed Carlos

Edilza Aires

Elba Ramalho

Fafá de Belém

Família Salustiano e a Rabeca Encantada

Flaira Ferro

Gaby Amarantos

Geraldo Azevedo

Gerlane Lops

Getúlio Cavalcanti

Guerreiros do Passo

Gustavo Travassos

Iza

Isadora Melo

João Gomes + Jota.Pê + Mestrinho (Dominguinho)

Jota Michiles

Joyce Alane

Juliano Holanda

Karynna Spinelli

Larissa Lisboa

Lenine e convidados

Lia de Itamaracá

Liniker

Ludmilla

Maciel Salú

Maestro Duda

Maestro Edson Rodrigues

Maestro Forró e OPBH

Mariene de Castro

Marron Brasileiro

Martins

Michelle Melo

Mundo Livre

Nena Queiroga

Nonô Germano

Orquestra Malassombro

Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo

Orquestrão – 20 anos

Os Neiffs

Otto

Pato Fu

PC Silva

Pixote

Priscila Senna

Quinteto Violado

Raphaela Santos

Recife Capital do Brega

Romero Ferro

SaGrama

Seu Jorge

Siba

Silvério Pessoa

Som da Terra

Sorriso Maroto

Spok Frevo Orquestra

Vanessa da Mata

EVENTOS CONFIRMADOS 

Tumaraca

Noite dos Tambores Silenciosos

Corredores da folia

Ubuntu

Encontro dos blocos afros

Acertos de marcha de blocos líricos

Encontros de afoxés

Encontro de baques de caboclinhos e índios

Cortejos de Agremiações

Terça negra especial

Encontro de Maracatus de Baque Solto

Encontro de blocos líricos

Tambores mirins

Desfile de Agremiações Campeãs

Caboclinhos e índios

Cena Peixinhos

Pré no Reggae

Hip Hop

Som da Rural

Rec DJ

Festival Rec-Beat

Preamp

Concursos

Rei e Rainha do Carnaval

Agremiações Carnavalescas

Porta-estandarte

Porta-flabelos

Mestre-sala e porta bandeira

Passistas

Concurso de fantasia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo