“Recife reafirma seu compromisso com quem protege nossa infância”, diz Marco Aurélio Filho ao anunciar Comissão Permanente de gestão dos Conselhos Tutelares
Iniciativa inédita no Brasil visa garantir atualizações salariais, melhorias nas condições de trabalho e reestruturação das sedes, fortalecendo a rede de proteção à infância e adolescência

Em um anúncio histórico, o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, declarou que o Recife será a primeira capital do Brasil a instituir uma Comissão Permanente de Gestão e Valorização dos Conselhos Tutelares. O anúncio foi realizado durante o Encontro de Integração dos Conselheiros Tutelares, realizado no Paço do Frevo, marcando um avanço sem precedentes na política de proteção aos direitos de crianças e adolescentes no país.
A comissão, uma demanda antiga da categoria, terá como foco principal o acompanhamento e a discussão de melhorias essenciais para os conselheiros, incluindo a atualização salarial, condições de trabalho e a reestruturação física das sedes dos Conselhos Tutelares. O objetivo é proporcionar um ambiente de trabalho digno e eficiente, refletindo a importância estratégica desses profissionais.
“Este é um dia histórico para o Recife. O prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques reafirmam o compromisso com a infância segura e protegida. Estamos não apenas reconhecendo, mas institucionalizando a importância daqueles que estão na linha de frente da proteção das nossas crianças e adolescentes. Ao criar esta Comissão, garantimos um canal permanente de diálogo e ação para valorizar esses profissionais que são fundamentais para o fortalecimento da rede de proteção”, afirmou o secretário Marco Aurélio Filho em vídeo publicado nas redes sociais.
O evento contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Dora Pires, que reforçou a importância da medida. “A criação desta comissão é um marco. Ela materializa o respeito e a necessidade de investirmos nos conselheiros tutelares, que são pilares do Sistema de Garantia de Direitos. É um passo crucial para dar mais eficácia às políticas públicas voltadas para a infância”, destacou Dora.
Durante o encontro, conselheiros tutelares, instituições e personalidades que se destacam na defesa dos direitos da criança e do adolescente foram homenageados.
Comissão – A Comissão Permanente de Gestão e Valorização dos Conselhos Tutelares funcionará como um órgão permanente ligado à Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, com representação da gestão, do Comdica e dos conselheiros, buscando assegurar que as demandas da categoria sejam ouvidas e transformadas em ações concretas, com transparência e agilidade.




