Copyright© conexaope.com.br
Publicidade Publicidade
Publicidade
Região Metropolitana do Recife

Carreta do “Agora Tem Especialistas” chega ao Recife com foco na saúde da mulher

Unidade móvel do Ministério da Saúde ficará no Pátio do Carmo, centro da cidade, até 7 de dezembro, oferecendo exames e consultas gratuitas pelo SUS. Atendimento será voltado a mulheres acompanhadas na rede municipal

Foto: Edson Holanda/PCR

O Recife passa a contar, a partir desta sexta-feira (7), com mais um importante reforço na rede de atenção à saúde da mulher. A capital pernambucana recebeu a carreta do programa federal “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, que vai oferecer atendimentos gratuitos voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, além de outros cuidados ginecológicos. A unidade móvel está instalada no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, até o dia 7 de dezembro, com funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 17h. O lançamento se deu na manhã da sexta, no Pátio do Carmo, e contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos, da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e do secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

“É muito importante essa ação do Governo Federal, que está presente em todo o Brasil, mas iniciando no Recife. Aqui, a gente vai ter funcionando exames com foco na saúde da mulher. Isso se soma a outras ações que acontecem ao mesmo tempo. O objetivo é garantir o cuidado completo, desde o exame e o diagnóstico até a consulta e a cirurgia, atendendo quem mais precisa. Serão 30 dias de atendimento aqui no Pátio do Carmo. A demanda será regulada — com pessoas encaminhadas para cá —, mas também haverá atendimento para demanda espontânea”, explicou o prefeito João Campos.

Os atendimentos serão destinados exclusivamente a mulheres reguladas pela rede municipal de saúde, com prioridade para pacientes da fila de espera do SUS Recife. Todos os acessos serão feitos por meio da regulação municipal, garantindo o atendimento ordenado e a priorização das usuárias já cadastradas. A expectativa é realizar até 60 atendimentos por dia, contribuindo para reduzir as filas de espera e garantir o cuidado integral à saúde da mulher.

“Com a ação das carretas da saúde da mulher, nós já temos mais de 20 equipamentos em funcionamento em todo o país, com uma resposta muito positiva. Aqui, serão atendidas mais de 60 mulheres por dia, em vários níveis de atenção. Serão feitas mamografias, cirurgias, consultas ginecológicas, colposcopias, realização de biópsias para suspeita de câncer de colo de útero, além de ultrassonografia mamária e a possibilidade de fazer biópsia por punção, com agulha grossa”, detalhou Mozart Sales. “A AgSUS, que contrata as carretas e faz a ponte com os municípios, vai garantir a chamada “navegação do cuidado”, que significa o acompanhamento de uma enfermeira responsável por manter a articulação com a regulação dos estados e municípios. Assim, nos casos positivos, o encaminhamento para o tratamento será feito dentro do protocolo adequado, garantindo que nenhuma mulher fique sem assistência ou tratamento no tempo certo”, disse.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, ainda destacou que o objetivo é ampliar o acesso das mulheres a serviços especializados, reduzir o tempo de espera e fortalecer a rede de atenção à saúde. “Os serviços são integrados e voltados ao cuidado completo da saúde da mulher. Essa ação amplia o acesso e reduz o tempo de espera por atendimento especializado”, afirmou. Equipada com consultórios climatizados, sala de espera externa, central de material esterilizado e ambiente de acolhimento e pré-exame, a carreta oferece uma estrutura moderna e humanizada. No local, as pacientes terão acesso à mamografia, ultrassonografia mamária e pélvica, colposcopia, exames preventivos, consultas ginecológicas e biópsias de mama.

A senhora Silvana Ferreira da Silva, de 55 anos, trabalha como doméstica e falou sobre a importância do serviço. “A mulher tem que se prevenir contra o câncer. Esse mutirão é uma coisa maravilhosa, porque ajuda todas nós que não têm recursos”, comemorou.

PARCERIA COM A INICIATIVA PRIVADA – Além das carretas, o programa inclui mutirões e parcerias com hospitais públicos e privados para acelerar o atendimento à população. Nesta sexta-feira (7), se iniciaram os primeiros atendimentos no Hospital do Hapvida Ariano Suassuna, localizado na Ilha do Leite, polo hospitalar da capital pernambucana – uma das instituições incluídas no acordo firmado entre o Recife e o Ministério da Saúde nos novos convênios do Agora Tem Especialistas.

“Esses hospitais estão fazendo uma parceria com o Ministério e com a Prefeitura, trocando débitos que têm com a União — tanto de impostos quanto de contribuições vinculadas a planos de saúde — por procedimentos realizados pelo SUS. Então, para o Recife, é muito bom ter a carreta no centro, mas tão importante quanto isso é saber que a gente vai alcançar outras regiões da cidade com ações integradas”, destacou João Campos.

O acordo também foi assinado com o IMIP e o Hospital Santo Amaro (Santa Casa), e visa ampliar o acesso da população a consultas e procedimentos de média e alta complexidade pelo SUS. A iniciativa integra o esforço nacional de reduzir filas e fortalecer a atenção especializada, permitindo que instituições privadas e filantrópicas realizem atendimentos em troca do abatimento de dívidas e tributos. No Brasil, Recife foi a primeira cidade a firmar a parceria com o Governo Federal.

Mônica Marques, de 49 anos, foi uma das beneficiadas pelos primeiros atendimentos realizados no Hospital Ariano Suassuna na manhã de sexta (7). Ela levou o seu filho, de 25 anos, para realizar uma consulta através do Agora Tem Especialistas, e compartilhou da sua felicidade: “estou sem acreditar até agora. Fui muito bem atendida e estou muito feliz, agradeço demais o que o presidente e o Recife está fazendo por nós. Só tenho a agradecer”, disse.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo