Copyright© conexaope.com.br
Publicidade Publicidade
Publicidade
Região Metropolitana do Recife

Primeira Caravana de Direitos 60+ do Recife garante acesso benefícios a mais de 800 pessoas

Ação pioneira ocorreu no Parque 13 de Maio, na Boa Vista, e reuniu diversos serviços de cidadania e saúde, garantindo atendimento e acesso a direitos para a população idosa do Recife

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Priorizando a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, realizou, pela primeira vez, a Caravana de Direitos 60+ nesta segunda-feira (3), no Parque Treze de Maio, na Boa Vista. Mais de 800 pessoas idosas foram atendidas por 40 servidores na ocasião. A ação contou com a presença do prefeito João Campos e dos ministros da Previdência Social, Wolney Queiroz, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O público presente pode solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC); emissão de RGs e certidões de nascimento e contaram ainda com serviços de saúde e orientação jurídica.

“Hoje é um dia muito importante, estamos fazendo um mutirão ao lado do ministro Wolney e do ministro Silvio Costa Filho. Quero parabenizar o presidente Lula por estar fazendo essa iniciativa para que as pessoas tenham acesso ao BPC. Com isso, temos o trabalho da Prefeitura: nós mapeamos mais de 800 pessoas que tinham o direito de receber, mas não recebem, e informamos essas pessoas. Fizemos o mutirão junto com o Ministério da Previdência Social para garantir que elas possam acessar. É um direito das pessoas idosas e pessoas com deficiência que tenham uma renda de pelo menos um quarto do salário mínimo per capita e que estejam inscritas no CadÚnico”, afirmou o prefeito, João Campos.

O mutirão contou com uma ação voltada à orientação de pessoas idosas sobre o Benefício de Prestação Continuada, com o objetivo de ampliar o acesso à informação e garantir que o público idoso do município conheça e exerça seus direitos. Os idosos que atenderam a todos os requisitos puderam sair do mutirão com o benefício já concedido na hora. De forma eficiente e estratégica, a Prefeitura do Recife utilizou a base de dados do CadÚnico para convocar ativamente por WhatsApp os idosos que já cumprem os requisitos, aumentando a chance de concessão do benefício.

“É uma ação inovadora da Prefeitura do Recife e o diferencial é fazer uma busca para as pessoas que têm direito. Montamos uma base para poder atendê-los e atualizar a documentação, identidade, CadÚnico e os requisitos para que elas ingressem no BPC. Com isso, elas podem acessar uma renda da Previdência Social, ajudando a cidade e as pessoas que precisam”, destacou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.

O BPC assegura o pagamento de um salário mínimo mensal a pessoas idosas com 65 anos ou mais, inscritas no CadÚnico, cuja renda familiar per capita seja de até 1/4 do salário mínimo. Para o atendimento, é necessário apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de residência atualizado e documentos de todos os integrantes da família.

Os presentes também puderam contar com o Expresso Recife para a emissão de documentos de RG. O grupo também realizou encaminhamentos para emissões gratuitas de certidões de nascimento, casamento e óbito.

SERVIÇOS GRATUITOS – Terapias integrativas foram disponibilizadas no local. Os participantes usufruíram de sessões de ventosaterapia, técnica terapêutica que utiliza copos de sucção para estimular a circulação sanguínea, aliviar dores musculares, entre outros benefícios; e auriculoterapia, método da medicina tradicional chinesa que estimula pontos específicos da orelha para promover o equilíbrio físico e emocional.

Uma equipe do Centro de Referência de Direitos Humanos Margarida Alves (CRDH-MA) também marcou presença no Parque Treze de Maio. Os servidores ouviram e registraram denúncias de violações de direitos humanos dos idosos.

Além disso, agentes de direitos humanos tiraram dúvidas dos presentes sobre o programa Viva Mais Cidadania Digital, iniciativa de inclusão tecnológica, da Prefeitura do Recife, que deve formar mais 1.000 pessoas até dezembro de 2026.

Para o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o cuidado com quem mais precisa. “A Caravana de Direitos 60+ está alinhada às diretrizes da Organização das Nações Unidas, que declarou esta década como a do envelhecimento saudável. Com essa ação, reafirmamos o compromisso do Recife em liderar a implementação de políticas públicas que assegurem uma vida digna, ativa e saudável à população idosa”, afirmou ele.

Maria José, 67 anos, moradora do bairro de Água Fria, veio participar da caravana e contou da felicidade em estar presente. “Eu já brinquei bastante e utilizei os serviços de saúde, é muito importante ter esses serviços para os idosos, tanto para a saúde física como mental”, disse ela.

Por fim, o Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região ofereceu informações e dicas para a prevenção de engasgos, enquanto a OAB-PE prestou orientações jurídicas ao público.

A ação contou com o apoio do Ministério da Previdência Social e do INSS; das Secretarias do Recife: de Assistência Social e Combate à Fome, de Saúde, e de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia; e ainda com OAB-PE, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) e Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo