Aplicação de geomanta reforça proteção de encostas em Nova Descoberta
Trabalhos na Rua Córrego do Comissário e na Terceira Subida do Comissário, no Córrego da Josélia, já estão 45% concluídos e são realizados pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec)

Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife está protegendo os moradores de mais uma área de risco com a técnica da geomanta, um geocomposto de PVC que pode ser aplicado em taludes de grande porte. Desta vez, a área beneficiada é o Córrego da Josélia, no bairro de Nova Descoberta, onde o prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques realizaram vistoria na manhã desta quinta-feira (2). A intervenção recebeu investimento de aproximadamente R$ 140 mil e faz parte da Ação Inverno 2025, conjunto de medidas estruturadoras que visam reduzir os impactos das chuvas na cidade.
“Já são mais de 80 mil m² de geomanta colocados na cidade, o que equivale a mais de 10 campos de futebol. E a gente coloca de forma permanente, né? Então, tanto em dia de chuva, dia de sol, vai ter gente trabalhando, gente fazendo obra. Seja obra definitiva, seja a colocação de geomanta, que apesar de temporária, tem uma durabilidade bastante alta”, destacou João Campos.
Com cerca de 600 m², a geomanta vai proteger seis imóveis situados nas encostas da Rua Córrego do Comissário e da Terceira Subida do Comissário. Os trabalhos já estão 45% concluídos e são executados pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). O produto é um geotêxtil de PVC, com proteção UVA e UVB e elevada resistência à tração, com tempo útil de cinco anos — podendo ser estendido de acordo com os cuidados tomados.
“A geomanta também é uma solução de proteção de encostas. Ela basicamente tem essa estrutura de geotêxtil com argamassa projetada, o que faz com que essa área fique impermeabilizada”, explicou Victor Marques, também secretário de Infraestrutura do Recife. “A gente sabe que, no morro, o mais importante é proteger o talude e a encosta da entrada de muita água. Quando o solo absorve excesso de água, perde características e pode deslizar, gerando acidentes. Por isso, nesse caso, fazemos essa impermeabilização e cuidamos também da drenagem para garantir a proteção da encosta. É uma solução temporária, mas que, se bem cuidada, pode durar muitos anos”, detalhou.
O morador Severino Benedito da Silva, de 80 anos, que vive no local há cerca de seis décadas, comemorou a intervenção: “Estou muito feliz porque estão fazendo a barreira. Agora passou o nervoso, porque de vez em quando estava caindo pedaço de barreira na casa da vizinha”, disse.
Desde 2021, mais de 85 mil m² de geomanta foram aplicados em áreas de risco do Recife. Este ano, outros 25 pontos serão protegidos, totalizando cerca de 15 mil m². Entre as vantagens da técnica, que evita a passagem de água e preserva barreiras, estão a baixa necessidade de manutenção, alta durabilidade, baixo custo de execução, rápida aplicação e capacidade de se moldar às irregularidades da encosta. O produto é impermeável e flexível.
INVESTIMENTOS
Com a Ação Inverno 2025, a Prefeitura do Recife bate um novo recorde e realiza o maior investimento da história para proteção da cidade. Serão destinados R$ 322,9 milhões em recursos municipais para viabilizar um pacote de obras estruturadoras, incluindo intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios na Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.