Recife sedia mais uma edição do Festival Paralímpico neste sábado (20)
Apoiado pela Prefeitura, evento é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e ocorrerá das 8h às 12h, no Compaz Governador Miguel Arraes, na Madalena

Às vésperas do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Recife sedia mais uma edição do Festival Paralímpico, neste sábado (20). O evento, que promove a experimentação de modalidades esportivas de forma lúdica e inclusiva para crianças com e sem deficiência, será realizado no Compaz Governador Miguel Arraes, na Madalena, das 8h às 12h. Com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, o festival reunirá mais de 200 participantes.
Durante o festival, que é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os participantes poderão conhecer e praticar provas de atletismo, bocha e goalball. A manhã de imersão será supervisionada por professores do Centro de Referência Paralímpico do Recife e do CPB.
Recife é a única cidade pernambucana a receber a edição do festival, que é realizado desde 2018. As atividades vão ocorrer simultaneamente em 105 sedes, espalhadas por todo o Brasil. O intuito da ação é promover o paradesporto e fomentar a prática de atividade física.
CENTRO DE REFERÊNCIA PARALÍMPICO — Desde 2022, a capital pernambucana possui o Centro de Referência Paralímpico, fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, e o Comitê Paralímpico Brasileiro. O projeto oferece iniciação esportiva e alto rendimento para crianças e adolescentes com deficiência do Recife.
As modalidades disponíveis são atletismo, bocha, goalball, rugby em cadeira de rodas, parabadminton e natação. Todas as atividades são desenvolvidas na Universidade Federal de Pernambuco.
FOTOS: MAURÍCIO FERRY