Publicidade Publicidade
Publicidade
Região Metropolitana do Recife

Recife lidera o Norte, Nordeste e Centro-Oeste no Ranking de Competitividade dos Municípios

Edição do levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP) destaca a cidade como o município mais competitivo entre as regiões, ocupando a 61ª posição geral entre as 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes

A sexta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), aponta o Recife como a cidade mais competitiva entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No levantamento deste ano, a capital pernambucana ocupa a 61ª posição geral entre 418 municípios com mais de 80 mil habitantes pesquisados, atingindo a nota 54,2. O ranking geral é liderado por Florianópolis (SC), seguido por Vitória (ES) e São Paulo (SP). Nas últimas colocações estão Breves (PA), Moju (PA) e Itaituba (PA).

O desempenho do Recife coloca o município pernambucano à frente de capitais brasileiras como Campo Grande (MS), na 71ª posição; Cuiabá (MT), na 74ª colocação; Palmas (TO), na 89ª lugar; Goiânia (GO), 95ª; e Fortaleza (CE), na 97ª posição, por exemplo.

Dos 13 pilares temáticos do levantamento, o Recife superou a média nacional em oito deles. A capital pernambucana obteve destaque sobretudo nos quesitos “Capital Humano”, com nota 51,74 e ocupando a 7ª posição geral; “Funcionamento da Máquina Pública”, com nota 88,9 e a 14ª colocação geral; e Inovação e Dinamismo Econômico, com nota 34,6 e na 26º lugar no ranking. Embora não seja competência direta do município, no pilar da “Segurança”, o Recife registrou o pior desempenho no ranking, com nota 65,46 e ocupando a 387ª posição no levantamento.

O RANKING – O Ranking de Competitividade dos Municípios está na sexta edição e, neste ano, analisou um total de 418 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes. Esse quantitativo de cidades  representa 60,28% dos brasileiros, segundo estimativa populacional do IBGE de 2024. O ranking é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo