Publicidade Publicidade
Publicidade
Região Metropolitana do Recife

Prefeitura do Recife abre inscrições de hackathon voltado para inovação no Turismo

Furdunço Criativo, como é chamado o evento, ocorrerá nos dias 5 e 6 de setembro, é gratuito e tem as inscrições a partir desta terça-feira (26)

Tecnologia, inovação colaborativa e criatividade com o foco em soluções turísticas, são elementos que farão parte do hackathon que a Prefeitura do Recife, através das secretarias de Turismo e Lazer e de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, em parceria com Senac, vai promover nos dias 5 e 6 de setembro. As inscrições estão abertas já nesta terça-feira (26). O evento, chamado “Furdunço Criativo”, ocorrerá no Instituto de Ciência e Tecnologia do Senac, na rua do Apolo, nº 235, no bairro do Recife, e pretende fomentar soluções tecnológicas para desafios do Turismo, integrando dados, Inteligência Artificial, experiência digital e sustentabilidade.

“Somos um povo extremamente criativo e uma gestão que tem investido em inovação e colocado à tecnologia a favor do seu povo. Temos certeza que este evento vai reunir múltiplos talentos, fortalecer ecossistemas como a gestão pública, o privado, a academia e os estudantes para transformar a experiência turística na nossa cidade”, afirmou Thiago Ângelus, secretário de Turismo e Lazer do Recife.

Para o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, o Furdunço Criativo é mais uma demonstração do nosso compromisso de consolidar o Recife como referência em inovação aberta, criando oportunidades para que o turismo seja ainda mais inteligente, acessível e encantador para quem nos visita. “Assim como temos feito em outras frentes, queremos aproximar talentos, tecnologias e criatividade para transformar a experiência turística com soluções que dialoguem com sustentabilidade, inclusão e novas formas de viver a cidade”, disse o gestor municipal.

Entre o público-alvo estão: universitários e pesquisadores de Turismo, Tecnologia, Design, Marketing e Administração; startups e empreendedores do setor de Turismo, hospitalidade e mobilidade; profissionais de TI, UX/UI, Marketing Digital, economia criativa; gestores públicos e organizações ligadas ao trade turístico.

O Furdunço Criativo também tem como objetivo impulsionar a economia criativa e a marca “Recife é Pra Ficar” como hubs de turismo tecnológico. O formato do hackathon promovido pela Prefeitura do Recife é de 48 horas presencial com mentorias com especialistas em tecnologia, turismo e negócios, bootcamps (oficinas rápidas) sobre pitch (apresentação de uma ideia de forma rápida e eficaz), prototipagem e design thinking. Além de painéis inspiradores com cases de inovação turística.

TRILHAS DE DESAFIOS – Durante as 48h de evento o participante vai se deparar com sete trilhas de desafios que abordam temas de impacto para diversas áreas como a Experiência Digital do Turista, Turismo Sustentável & Comunitário; Dados & Destinos Inteligentes; Acessibilidade & Inclusão; Economia Criativa & Gastronomia; Mobilidade Turística; Turismo Sem Contato (Contactless Travel).

Através de situações hipotéticas, mas bem corriqueiras na relação turista-destino, os participantes poderão criar soluções para responder perguntas como esta: “Como podemos usar inteligência artificial e tecnologias móveis para criar experiências turísticas personalizadas, práticas e encantadoras desde o planejamento até a jornada no destino?”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo