Festival de Programação e Robótica do Recife 2025 transforma tecnologia em ferramenta de criatividade e protagonismo estudantil
Evento, realizado pela Prefeitura do Recife, acontece nesta última semana de agosto e reúne estudantes, professores e especialistas em quatro dias de competições, mostra de projetos inovadores e atividades interativas

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
O Recife se prepara para viver uma verdadeira imersão em ciência, tecnologia e inovação com a realização do Festival de Programação e Robótica do Recife (FPR) 2025, que neste ano traz como tema “Programando o futuro”, destacando a tecnologia como ferramenta para a promoção da sustentabilidade. De 26 a 29 de agosto, estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife e convidados de outras redes apresentarão projetos, participarão de competições e compartilharão experiências que unem criatividade, programação e robótica. A iniciativa da Prefeitura do Recife reforça o compromisso da cidade com uma educação pública de qualidade, inclusiva e conectada às transformações digitais. O FPR 2025 será realizado no Recife Expo Center, no bairro do Recife.
“A gente tem alunos da rede municipal representando mais de 50 escolas e mais de 70 equipes. São cerca de 3 mil estudantes participando. Nós vamos receber também a etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica do nosso estado, que vai acontecer aqui, no Recife, com alunos de diversas redes municipais de todo o Estado”, explicou o prefeito João Campos durante a abertura do evento. “Hoje estão participando apenas os alunos do Recife, mas, a partir de amanhã, teremos também estudantes de outras cidades. É um momento que une tecnologia e educação, garantindo oportunidade para essa meninada, que será responsável por construir o futuro da nossa cidade”, acrescentou.
A programação contará com a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que definirá as equipes pernambucanas classificadas para a competição nacional, no Espírito Santo. A disputa será antecedida por etapas regionais, com dias dedicados às equipes da rede do Recife, escolas da Região Metropolitana e instituições do interior, promovendo integração e troca de conhecimentos entre estudantes e educadores.
O Rec_Line, competição voltada aos anos iniciais, desafiará os estudantes na montagem de robôs e no raciocínio lógico. Em sua terceira edição, o torneio reunirá 30 equipes e 109 estudantes, com robôs seguidores de linha criados a partir de kits complementados por peças desenvolvidas com tecnologias maker, como corte a laser e impressão 3D. A prova traz novidades: estações temáticas no percurso que exigirão dos robôs novas funcionalidades, como o acionamento de LEDs.
A Robótica Artística, modalidade que une arte e tecnologia em apresentações criativas, também promete encantar o público, reforçando o protagonismo, a expressão artística e a colaboração em equipe. O festival abrirá espaço para a FIRST LEGO League Explore (FLL), com projetos criados por estudantes da educação infantil e anos iniciais. As dez equipes da Rede Municipal do Recife que participaram da competição apresentarão suas soluções, incluindo a equipe Maker Blocks, que representou o Brasil na etapa mundial em Macau, na China, reforçando o protagonismo da capital pernambucana no cenário internacional.
“O Recife trabalha com tecnologia de forma integrada: temos as unidades de tecnologia e também os professores que fazem os clubes de programação e robótica acontecerem nas escolas. O festival é uma grande oportunidade para nossas equipes competirem na Olimpíada Brasileira de Robótica, já que sediamos as etapas regionais, tanto do Recife quanto do restante do estado. A rede municipal do Recife já é bicampeã nacional, com a Escola Rodolfo Aureliano, e estamos muito animados com o que vem por aí. Essa é uma chance para os estudantes colocarem em prática o que desenvolvem nas escolas, além de ser um estímulo ao interesse pela matemática e pela ciência”, destacou a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz.
Outro destaque será a apresentação de projetos do Programa Embarque Digital, desenvolvido em parceria com universidades e instituições de ensino superior. Os estudantes irão expor soluções tecnológicas criadas durante a residência em Robótica 2025, com foco no desenvolvimento de aplicações inovadoras para o robô humanoide NAO e no impacto social das tecnologias educacionais.
A Mostra Criativa reunirá projetos de escolas municipais, Laboratórios de Ciência e Tecnologia (LCTs) e Unidades de Tecnologia, Educação e Cidadania (UTECs), incluindo aqueles selecionados para a Mostra Nacional de Robótica, que é a modalidade teórica da OBR, destacando inovação e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O resultado de eventos e iniciativas como essa já pode ser visto na cabeça dos estudantes. Allan Galvão, de 15 anos, estuda na Escola Municipal Padre Antônio Henrique, localizada no bairro do Derby, Zona Central do Recife, e é um dos participantes da competição da OBR. Ele contou do seu interesse pela área e como visualiza seu futuro profissional dentro disso: “Eu gosto muito desse evento por causa da tecnologia. A gente desenvolve o robô, faz a programação, tudo para, no final, ter a oportunidade de viajar para outros estados e até outros países com todo o nosso esforço. Esse objetivo principal ajuda muito na capacidade do estudante de focar mais nos estudos, de se empenhar e aprender mais sobre tecnologia e matemática. É uma área que eu gosto bastante, então estar aqui mais uma vez é muito emocionante”. O jovem, que está no 9° ano do Ensino Fundamental, também deixou bem claro que, “ano que vem eu quero ir para a escola técnica e fazer o curso de mecatrônica, justamente por essa ligação com mecânica e tecnologia”.
O público também poderá conferir experiências no Espaço Geek, com desafios do TikTok, apresentações de K-pop, karaokê, quizzes interativos e jogos virtuais. Além disso, o EducaCast trará diariamente um videocast diferente abordando as temáticas do evento, com entrevistas e debates com especialistas.
A cobertura do FPR 2025 será feita pela TV Nova Nordeste e pelo canal do YouTube do EducaRecife, sempre às 10h, garantindo que toda a comunidade acompanhe de perto as competições e projetos.
Com uma programação ampla, dinâmica e inclusiva, o Festival de Programação e Robótica 2025 consolida o Recife como referência nacional na integração entre educação pública, cultura maker e transformação digital, mostrando que a cidade investe no presente e aposta no futuro dos estudantes.