COP vai coordenar os serviços municipais para o show de Priscila Senna no Marco Zero
Centro de Operações do Recife ficará responsável pelo planejamento e coordenação do trabalho de órgãos como CTTU, Secon, Guarda Municipal e Emlurb

Para garantir o conforto e a tranquilidade dos fãs que lotarão o Marco Zero para assistir à gravação do DVD da cantora Priscila Senna, que acontecerá às 18h da próxima quarta (27), a Prefeitura do Recife montou um grande esquema de serviços municipais. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio do Centro de Operações do Recife (COP), e envolverá equipes de órgãos como Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Emlurb, Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) e Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR). Mais de 600 servidores municipais estarão envolvidos com o evento.
A equipe do COP vai monitorar o evento numa sala equipada com câmeras, situada no oitavo andar do edifício-sede da Prefeitura, e haverá também uma sala de emergência nas proximidades do Marco Zero. O objetivo é garantir que tudo funcione a contento antes, durante e depois do show. “Aplicamos um modelo de interlocução e gestão integrada com as secretarias que foi aprovado, desde 2023, em grandes eventos como o Carnaval, Réveillon e Ciclo Junino”, destaca o chefe do COP, Anderson Soares.
TRÂNSITO – Um esquema de mobilidade foi montado pela CTTU, com o objetivo de promover a segurança viária da população, proibindo a circulação de veículos onde houver público. Os bloqueios deverão ser iniciados às 14h, no entorno imediato da área do show, que compreende as avenidas Alfredo Lisboa e Barbosa Lima Sobrinho. “Recomendamos que as pessoas priorizem o transporte por ônibus, táxis e aplicativos”, afirma Soares. A ponte Giratória será fechada a partir das 8h e as pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo (esta fica liberada para ônibus) a partir das 15h. É importante salientar que outros bloqueios podem ser necessários, assim como os bloqueios previstos podem atrasar ou ser antecipados de acordo com a necessidade das forças de segurança envolvidas no evento.
GUARDA – A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) atuará no evento com efetivo total de 141 agentes que, além de orientarem o público presente, apoiarão os demais órgãos e secretarias envolvidos na ação. O trabalho contará com 250 câmeras de videomonitoramento, sendo 200 instaladas em totens com 4 unidades fixas em cada. Uma equipe da Guarda também estará cadastrando celulares no programa Alerta Celular, em um espaço localizado na Avenida Rio Branco, no dia do evento. E haverá viaturas nas pontes Giratória, Maurício de Nassau e Buarque de Macedo.
Ao lado da Torre Malakoff, na Praça do Arsenal, a GCMR contará com uma unidade móvel equipada com cinco câmeras, que fará também o espelhamento de todas as câmeras da muralha digital da ilha. O sistema vai monitorar em tempo real as áreas de maior movimentação, garantindo mais agilidade nas ações preventivas e de resposta. Além disso, esta unidade será utilizada como posto de comando e coordenação do efetivo. No local, os agentes contarão com um canal próprio de comunicação por meio de rádio, além das imagens das câmeras de videomonitoramento.
ORDENAMENTO – Responsável pelo ordenamento do comércio popular no Bairro do Recife, a Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) atuará com cerca de 300 fiscais para fazer o ordenamento da área, com 16 barreiras de fiscalização e sete equipes volantes de fiscalização. Haverá oito pontos para troca de vasilhames de vidro por plástico. O público deve evitar levar coolers, dando preferência a bolsas térmicas, e não será permitido comércio nas ruas dentro do perímetro.
LIMPEZA – A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) vai reforçar a limpeza da área após o show, com uma equipe de 100 profissionais. Serão usados 1 caminhão pipa, 3 caminhões compactadores e 3 caixas coletoras.