Raquel exclui o Cabo em programa de combate à violência

Fonte: Blog do Magno
Em mais uma decisão que escancara o viés político de sua gestão, a governadora Raquel Lyra (PSD) lançou, ontem, um plano de combate à violência em parceria com a ONU, mas ignorou deliberadamente o município mais violento do Estado, o Cabo de Santo Agostinho. A cidade, governada por Lula Cabral (SD), ficou de fora da lista de beneficiados pelo programa “Construindo Planos de Prevenção”, iniciativa do Governo de Pernambuco com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
Mesmo liderando estatísticas de homicídios e figurando entre as regiões mais vulneráveis de Pernambuco, o Cabo não foi incluído entre os dez municípios que receberão assistência técnica e planejamento especializado em segurança pública. Foram contempladas as cidades de Aliança, Vicência, Igarassu, Olinda, Moreno, Ipojuca, Palmares, Caruaru, Bezerros e São José da Coroa Grande, nenhuma delas enfrenta os mesmos níveis críticos de violência registrados no Cabo.
O Governo argumenta que os municípios foram selecionados com base em indicadores sociais e vulnerabilidade, mas a justificativa não se sustenta diante dos dados de criminalidade. A partir da formalização da parceria, o UNODC será responsável por fornecer assessoria técnica especializada, realizar oficinas nos municípios, levantar dados e apoiar diretamente a construção dos planos municipais de prevenção.