Raquel faz consulta para tentar “salvar” o programa ‘Ganhe o Mundo’

Fonte: Blog do Magno
O Governo do Estado prepara uma consulta pública de cotação de preços para fazer uma nova licitação para o Programa Ganhe o Mundo, visando atender 750 estudantes. A consulta pública vem após a Procuradoria Geral do Estado (PGE), órgão do próprio Poder Executivo, apontar graves irregularidades na licitação anterior e se recusar a homologar o certame.
A nova consulta pública indica que o governo Raquel Lyra (PSD) pode ter que partir para a terceira licitação do Ganhe o Mundo, para tentar cumprir a promessa de enviar os 750 estudantes que ainda esperam ir para Estados Unidos e Canadá. Pais e estudantes estão aflitos e reportaram as preocupações na audiência pública de 1° de abril. A consulta terá o prazo de dez dias e, após obter os preços, o Governo poderá abrir uma nova licitação.
O embarque de 750 estudantes selecionados para fazer intercâmbio nos Estados Unidos e no Canadá pode não ocorrer em 2025, por atrasos da gestão Raquel Lyra. Durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, o secretário de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro Filho, confirmou que a PGE deu parecer negativo à homologação do processo licitatório referente à iniciativa.
Com o impasse, a escolha da empresa responsável pode extrapolar o semestre letivo, inviabilizando a viagem. O certame em questão já era o segundo realizado pela Secretaria, que viu a licitação anterior terminar deserta porque a única empresa selecionada já havia sofrido penalidades. Gilson Monteiro explicou na Assembleia que foi decisão da Secretaria realizar um novo processo licitatório e disse que, desta vez, o impasse vem ocorrendo na PGE, já que a nova empresa selecionada, embora não tenha penalidades, é integrante de um grupo que já incorreu em infrações em contratos com o Poder Público.