Publicidade Publicidade
Publicidade
Blog

Projeto cultural ‘Ler Pra Ser’ realiza ações de leitura e doações de livros para moradores de Palmares

A iniciativa é uma realização da produtora cultural, Eliz Galvão, por meio da empresa recifense, Liga Criativa 

A partir desta terça-feira (16) até a próxima sexta-feira (19), a cidade de Palmares, na Zona da Mata Sul, de Pernambuco, será contemplada com várias ações culturais do Projeto Ler Pra Ser. Durante quatro dias, crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos, vão poder participar  e vivenciar várias experiências de incentivo à leitura, a exemplo das oficinas de formação nas áreas de contação de histórias e mediação literária. A iniciativa é uma realização da produtora cultural, Eliz Galvão, por meio da empresa recifense, Liga Criativa.  O projeto conta com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

Uma das importantes novidades que o projeto também está levando para cidade, é a doação de uma biblioteca ambulante. Confeccionada em um caixa de madeira e sob rodinhas, o equipamento cultural vai poder circular por praças, escolas, ruas e casas dos moradores, pontos de cultura, sede de agremiações culturais, entre outros locais, gratuitamente. Toda a gestão e manutenção do acervo será da própria comunidade.

“Esta é a nossa 3ª entrega de biblioteca deste modelo aqui em Pernambuco, realizada através do nosso projeto.  Um trabalho que reúne dezenas de livros de autoras e autores consagrados da nossa literatura brasileira. Há, inclusive, livros premiados a nível nacional, que compõem a biblioteca. Algumas das obras contam com acessibilidade para atender ao público com deficiência. Uma curadoria feita com muito amor e carinho” explica a idealizadora e coordenadora do projeto, Eliz Galvão.

Dentro da agenda do projeto, também está previsto o lançamento da “Revista Inspiração”. A publicação traz várias fotografias, textos e informações de artistas, grupos e instituições culturais, de várias regiões do Estado, que realizam ações de leitura e literatura.  Ao todo, serão distribuídos 300 exemplares impressos. Outra opção é acessar a versão digital da revista no site da Liga Criativaou no instagram.com/ligacriativa.

Os encontros formativos estão sendo ministrados por arte-educadores, Anderson Abreu e Guga Bezerra, contratados pelo próprio projeto, na Escola Municipal Professora Elizabete Oliveira Calado, Centro de Palmares, no horário das 14h às 16h30.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo